Notícias

Preventivo: toda mulher deve fazer

Preventivo: toda mulher deve fazer

preventivo

Em homenagem ao mês das mulheres, a Policlínica Granato alerta as mulheres sobre a importância de fazer o preventivo.

Anteriormente, falamos sobre os exames mais importantes e que toda mulher deve fazer, mas hoje vamos focar no mais importante deles: o preventivo.

O QUE É?

Também conhecido como Papanicolau (em homenagem ao patologista grego de mesmo nome, inventor do exame), o preventivo é um exame realizado no próprio consultório ginecológico, onde é coletado uma amostra do material do colo do útero para detectar a presença de alterações. O material é avaliado em laboratório, e em até 7 dias o resultado é apurado. Para realização do exame, é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual, pois o sangue pode atrapalhar na análise celular.

POR QUE FAZER?

O exame preventivo atua no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino. Este exame é tido pelos médicos como a principal estratégia para se obter o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua.

QUEM DEVE FAZER?

Todas as mulheres com vida sexual ativa devem realizar o exame preventivo periódico ao menos uma vez ao ano – em especial, as mulheres entre a faixa etária dos 25 aos 59 anos. Caso o resultado do exame mostre qualquer irregularidade, o preventivo deve passar a ser feito de seis em seis meses, para acompanhamento mais rígido.

Muitas mulheres ainda evitam esse procedimento de rotina, seja por vergonha ou por medo. É necessário lembrar do benefício do preventivo e que através dele é possível minimizar as chances de doenças.


Entre em contato com a gente para marcar uma consulta com um de nossos ginecologistas.