Notícias

Útero é vida: conheça os exames que toda mulher deve fazer

Útero é vida: conheça os exames que toda mulher deve fazer

Aproveite o mês da mulher para colocar sua saúde em dia!

Nesse mês comemoramos o Dia Internacional da Mulher, data em que devemos ressaltar a importância do cuidado com a saúde do público feminino.

“Prevenir é melhor do que remediar“, já dizia o velho ditado. É muito importante fazer exames preventivos com regularidade. E com a saúde da mulher não poderia ser diferente, pois as mulheres sofrem muito mais doenças hormonais e ginecológicas.

Existem alguns exames específicos para as mulheres que merecem atenção, e esses exames devem ser feitos com frequência. Confira abaixo alguns deles: 

Papanicolau

O Papanicolau é um exame que deve estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres sexualmente ativas. o exame é poderoso e ao mesmo tempo simples – consiste na coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”.

Ultrassom das mamas

A ultrassonografia da mama é um exame que tem por finalidade analisar o tecido mamário e colher informações sobre lesões e nódulos de maneira mais precisa do que a mamografia – que, contudo, não deve ser descartada.

Mamografia

O exame de mamografia serve para identificar nódulos, manchas e outras alterações nos seios que possam indicar a presença do câncer de mama. Ele é fundamental para detectar a doença ainda em estágio inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura da paciente.

Ultrassom da tireoide

Um ultrassom da tireóide é um método de imagem usado para observar a tireóide. Nódulos de tiróide são muito comuns e afetam mais frequentemente as mulheres. Na maior parte dos casos são benignos, mas existem também os malignos, que se diagnosticados e tratados adequadamente podem ser curáveis. A taxa de mortalidade do câncer de tireoide, no entanto, está caindo na maioria dos países, diz o Inca, provavelmente por causa da melhoria do tratamento.

Ultrassom do abdômen

Esse exame de imagem tem a finalidade de avaliar fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, intestino, bexiga, aorta, veia cava inferior e glândulas adrenais para determinar a causa de dor abdominal, localizar cálculos na vesícula e vias biliares ou nos rins e vias urinárias. Nas mulheres, o ultra-som pélvico é mais frequentemente usado para examinar o útero, as tubas uterinas e os ovários. Como as imagens do ultra-som são obtidas em tempo real, elas podem mostrar movimentos dos tecidos e dos órgãos internos, e possibilitam a visualização do fluxo sangüíneo.


Marque uma consulta com um de nossos ginecologistas para botar sua saúde em dia. Tire todas as suas dúvidas com os médicos e faça os exames preventivos parta evitar doenças graves.

Fale com a gente para agendar uma consulta.