Influenciadora teve que correr para cirurgia por problema intestinal! Confira as principais doenças.
Publicado em 10 de Setembro de 2024 por Granato Policlínica
Dores abdominais e enjoo constantes, sensação de estufamento, intestino preso… esses são alguns dos sintomas que indicam que você pode estar com um problema intestinal.
Isso foi o que aconteceu com a empresária e maquiadora Bruna Tavares. No mês passado, a influenciadora usou suas redes sociais para revelar que precisou passar por uma cirurgia delicada no intestino.
A própria Bruna contou para seus seguidores que tem problemas intestinais desde que era criança, mas que recentemente a situação foi se agravando, chegando a falar que “seu intestino parou de funcionar”.
Como problemas desse tipo não são raridade no Brasil, a Granato separou as 5 doenças mais comuns e veio explicar um pouquinho melhor sobre cada uma delas.
Síndrome do Intestino Irritável
Também conhecida pelas sílabas SII, a Síndrome do Intestino Irritável é um distúrbio gastrointestinal que provoca dor e desconforto abdominal recorrente.
Além dos incômodos, ela pode gerar alteração na frequência ou consistências das fezes, podendo causar constipação intestinal ou diarreia.
Geralmente, as principais causas para a doenças são intolerância a certos alimentos, sensibilidade intestinal ou alterações das bactérias da flora intestinal após infecções na região. Além disso, é importante destacar que o problema pode se agravar em situações de estresse e ansiedade.
Doença de Crohn
É uma inflamação crônica do sistema digestivo que pode afetar qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o ânus. Ela parte do grupo das doenças inflamatórias intestinais (DII).
Assim como a SII, a Doença de Crohn também costuma causar dores e cólicas abdominais, mas ela também tem sintomas mais sérios, como: sangue nas fezes, redução do apetite, perda repentina de peso, desnutrição, dor ou secreção ao redor do ânus e diarreia intensa.
A intensidade dos sintomas também varia bastante de um paciente para o outro, podendo ser leves ou muito graves.
Outro ponto importante é que a Doença de Crohn não tem cura. Entretanto, existem tratamentos que controlar os sintomas e melhoram a qualidade de vida do paciente.
Colite Ulcerativa
Também conhecida como retocolite ulcerativa, é uma doença inflamatória intestinal que afeta o intestino grosso, principalmente o reto. É uma condição crônica que pode causar inflamação e úlceras na região.
A doença pode aparecer em qualquer idade, mas geralmente se manifesta antes dos 30 anos. Os seus sintomas mais comuns são: diarreia com sangue, cólicas abdominais, urgência fecal e febre.
É importante destacar que também é uma doença que não possui cura, mas o seu tratamento e controle dos sintomas são indispensáveis, já que a condição aumenta as chances de desenvolvimento de câncer de cólon.
Doença Celíaca
É uma condição autoimune que ocorre quando o sistema imunológico reage exageradamente ao glúten, uma proteína presente principalmente em alimentos com farinha de trigo.
Por isso, o fator que mais indica a presença da doença – e que é bom ficar de olho – é se os sintomas intestinais pioram após o consumo de glúten.
Já entre os sintomas, os mais comuns da Doença Celíaca são: diarreia, dor abdominal, anemia, gases, fadiga, prisão de ventre, constipação intestinal crônica e manchas ou alterações do esmalte dental.
O diagnóstico e acompanhamento médico são essenciais para os pacientes portadores da doença, já que, se não tratada corretamente, pode levar a complicações graves, como câncer no intestino, desnutrição, infertilidade e osteoporose.
Câncer intestinal (ou colorretal)
O câncer de intestino é um tumor que se desenvolve no intestino grosso e no reto. Apesar de poder ser facilmente prevenido, ainda é um dos câncer mais comuns no Brasil.
Os sintomas da doença podem variar bastante a cada caso, mas os mais comuns são mal funcionamento do intestino, inchaço abdominal, presença de massa no abdômen, dor e cólicas abdominais, sangue nas fezes, perda repentina de peso e cansaço excessivo.
É importante destacar que esse tipo de câncer é tratável e curável. Além disso, as chances de recuperação são consideravelmente maiores se ele for identificado precocemente.
Por isso, a ida ao gastroenterologista de forma regular é indispensável para a saúde do seu intestino.
Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:
📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269
Granato Policlínica: faça parte dessa luta e nos ajude na conscientização! 💚