Você sabia que maio é o mês de conscientização sobre as doenças no intestino?

Falar e aprender mais sobre as doenças intestinais é bastante importante já que elas afetam milhões de pessoas no mundo e estão seguindo uma tendência de aumento no Brasil.

Por causarem grande desconforto e trazer riscos para a saúde do paciente, a Granato separou tudo o que você precisa saber essas doenças, principalmente os sinais que indicam problemas no seu intestino.

Os 5 principais sinais de alerta

Por existirem diversas doenças intestinais que afetam o trato gastrointestinal, o tipo e intensidade de sintomas podem ser variados.

Entretanto, os sinais mais comuns e que indicam fortemente algum problema no intestino são:

• Sensação de estufamento
  • Dores e cólicas abdominais
  • Enjoos e vômito
  • Diarreia
  • Intestino preso

Em casos mais graves, também é possível acontecer uma perda de peso repentina e a presença de sangue nas fezes.

Se você identificar qualquer um desses sinais ou perceber mudanças significativas na sua rotina de evacuação, não hesite em procurar ajuda médica! Identificar os sintomas precocemente é crucial para um diagnóstico e tratamento eficazes.

Quais são as principais causas?

Assim como os sintomas, as causas também podem ser variadas, dependendo do tipo de doença do paciente.

Em grande parte dos casos, esses problemas são causados pelo consumo de alimentos ou itens estragados, trazendo desordem no funcionamento do organismo e aumentando as chances de infecção.

O estilo de vida da pessoa e seus hábitos alimentares também podem contribuir para o aparecimentos das doenças! Dietas pobres em fibras ou ricas em alimentos gordurosos e processados, assim como o alto nível de estresse, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool e uso prolongado de certos medicamentos (principalmente antibióticos ou anti-inflamatórios), estão diretamente associados a um maior risco de problemas no intestino.

Além disso, é necessário levar em consideração o histórico familiar de cada pessoa e o funcionamento do sistema imunológico, que podem levar a reações inflamatórias exageradas no intestino.

Quais são as principais doenças no intestino?

Entre patologias mais simples e mais sérias, é importante ficar de olho nas principais doenças que afetam o intestino:

• Síndrome do Intestino Irritável (SII): caracterizada por dor abdominal, inchaço, diarreia e constipação
  • Doença de Crohn: doença inflamatória crônica que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal
  • Colite Ulcerativa: outra doença inflamatória intestinal, mas que afeta principalmente o cólon e o reto
  • Doença Celíaca: reação autoimune ao glúten que danifica o intestino delgado
  • Diverticulite: inflamação ou infecção dos divertículos no intestino grosso
  • Câncer de intestino: mudanças consideráveis nos hábitos de evacuação, junto com sangue nas fezes, dores abdominais e perda de peso, podem indicar algum tumor na região

Quando procurar ajuda?

Infelizmente, ainda é muito normal as pessoas ignorarem sintomas como dores leves ou sensação de queimação na barriga. Entretanto, isso pode causar danos sérios à saúde.

Se você observar qualquer um dos sintomas citados, principalmente se eles forem persistentes, marque a sua consulta com o gastroenterologista sem falta.

Em diversos casos, a doença pode não ser algo tão sério, contanto que seja tratada corretamente. O tratamento pode variar de acordo com a doença e a intensidade dos sintomas, fazendo o uso de medicações ou terapias complementares; já em casos graves, pode ser necessário a intervenção cirúrgica.

Além disso, é bom reforçar que a ida regular ao médico é a melhor forma de se prevenir de problemas ou ter um tratamento mais eficaz devido a um diagnóstico precoce.

Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269