Notícias

Vitamina D: por que ela é tão importante?

Vitamina D: por que ela é tão importante?

A vitamina D é muito importante para o corpo humano. Ela é essencial para o equilíbrio de diferentes órgãos e funções do organismo. Além disso, é responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo, ela mantêm o cérebro funcionando perfeitamente, além de fortificar ossos, dentes e músculos – inclusive o coração. Importante na prevenção da osteoporose, a vitamina D também pode estar relacionada à expectativa de vida. Além de suas funções mais conhecidas relacionadas à saúde dos ossos, é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.

A deficiência de vitamina D é uma epidemia crescente no mundo todo e pode estar contribuindo para centenas de problemas de saúde comuns.

A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar. Pode ser encontrada ainda em alguns poucos alimentos, como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. Leite, ovos e fígado bovino também têm a vitamina, mas em menor quantidade. As pesquisas sobre a vitamina D continuam nos impressionando pela importância da exposição adequada ao sol como a maneira ideal de melhorar os níveis de vitamina D.

Antes de recorrer a suplementos de vitamina D, é preciso entender que o exagero pode ter efeito contrário. O ideal é sempre consultar um médico e fazer um exame de sangue para verificar seu nível de Vitamina D no sangue. Marque uma consulta com um dos nossos médicos e saiba a melhor maneira de cuidar da sua saúde.