Notícias

Será que sua dor nas costas é hérnia de disco?

Será que sua dor nas costas é hérnia de disco?

A prevalência da dor nas costas é estimada em torno 70 a 80% durante a vida.

Apesar de ser muito frequente, poucos são os diagnósticos precisos.

Porém, como saber se a dor que você está sentindo é hérnia de disco?

Mas o que é hérnia de disco?
A coluna vertebral é composta por diversos ossos denominados vértebras. Entre essas há o disco intervetral, uma estrutura cartilaginosa, em forma de anel, elástico, cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto. Os discos são constituídos por tecido cartilaginoso e elástico e tem como principal função evitar o atrito entre uma vértebra e outra, mas permitindo o movimento entre elas. A hérnia de disco acontece com o desgaste desses discos, causado pelo seu uso repetitivo. Na hérnia de disco, existe uma fraqueza ou mesmo uma ruptura do anel que contém o disco, onde uma parte de seu conteúdo sai de sua posição normal e invade o canal vertebral, onde passam a comprimir as raízes nervosas, causando compressão sobre elas e, consequentemente, dor.

Sintomas:

  • Dor cervical, torácica (dorsal) ou lombar
  • Dor nos braços ou nas pernas (ciático)
  • Sensação de formigamento, câimbras nos braços e nas pernas
  • Sensação de fraqueza por causa dos nervos acometidos
  • Em casos mais raros porém mais graves, existe a alteração dos esfíncteres vesical (urina) e anal (fezes).

Como prevenir?
O principal é adquirir hábitos saudáveis de vida como prática regular de atividade física,exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura abdominal e paravertebral, assim como postura correta são medidas importantes para prevenir as doenças da coluna. Os hábitos de vida inadequados como alimentação irregular, o alcoolismo, tabagismo, e principalmente o sedentarismo podem gerar inúmeros problemas não só no metabolismo, mas como também na musculatura e ossos. Esses, dentre outros fatores, afetam as estruturas da coluna vertebral e podem levar a problemas posturais e dor intensa.

Quando marcar um médico?

Se você estiver sentindo dores intensas na coluna com regularidade não perca tempo e procure um dos nossos ortopedistas para fazer uma avaliação do seu problema. A Policlínica Granato está a disposição para atendê-lo(a) com profissionais da mais alta qualidade. Marque já sua consulta.