Uma simples dor de cabeça pode significar o início para diversas doenças mais graves.

A dor de cabeça, chamada de cefaleia, é uma das queixas médicas mais comuns. Praticamente todo mundo tem, hora ou outra, uma dorzinha de cabeça chata.

Alguns procuram descansar, outros procuram um remédio para aliviar o sintoma, mas normalmente as pessoas não dão muita importância à dor de cabeça. Por isso, a Granato vai fazer uma série de artigos relacionados à dor de cabeça. A intenção é alertar a população que uma simples dor de cabeça pode ser um alerta para algo mais sério.

Existem alguns tipos de dor de cabeça mais preocupantes. Por isso, é fundamental atentar para o padrão da dor, sua evolução no tempo, os sintomas associados e o contexto que gerou seu aparecimento. As causas podem estar na ingestão de álcool e alimentos, outros problemas de saúde e principalmente em momentos de tensão.

Saiba reconhecer os sinais de que a sua dor de cabeça pode ser algo mais grave:

• Dores de cabeça que tem como sintoma visão dupla, dores no pescoço e nos olhos podem ser um sinal de um aneurisma cerebral;
  • A dor de cabeça constante na região da testa ou em toda parte frontal da cabeça, muitas vezes está relacionada à enxaqueca. Neste caso, a dor é latejante ou pulsátil e pode durar até 3 dias, sendo de difícil cura;
  • A dor de cabeça de tensão está ligada a hábitos pouco saudáveis e consumo excessivo de álcool, café e outras substâncias também estão associados ao desconforto;
  • A sinusite é inflamação dos seios da face também causa o sintoma. A dor costuma atingir as maçãs do rosto e a região acima dos olhos. Junto vêm outros incômodos, como secreção e coriza;
  • Um dos sintomas do acidente vascular cerebral (AVC) é a dor de cabeça. Outros sintomas, além da dor de cabeça, que caracterizam o AVC são: alterações de comportamento, sonolência, paralisação de um dos lados do corpo ou do rosto, desmaios e perda da capacidade da fala.

E o que fazer para aliviar a dor de cabeça temporariamente até você visitar um médico? Conheça algumas estratégias:

• Colocar uma compressa gelada na cabeça, na testa ou na nuca porque a constrição dos vasos sanguíneos cerebrais aliviam a dor de cabeça;
  • Ficar num local calmo e tranquilo, ao abrigo da luz para conseguir descansar um pouco;
  • Beber um copo de água fresca com gotas de limão para reidratar o corpo;
  • Evitar ficar no sol por mais de 1 hora, mesmo com chapéu e óculos de sol;

Qualquer que seja a origem da dor de cabeça, é fundamental procurar um médico neurologista. Apesar de ser uma queixa comum, a cefaleia não deve ser frequente, nem durar longos períodos. O problema pode atrapalhar o seu dia a dia e interferir em sua qualidade de vida.

Por ser a maior rede de clínica popular do Rio de Janeiro, a Policlínica Granato conta com excelentes neurologistas a preços acessíveis. Marque sua consulta.