Notícias

Alergias: conheça os tipos e saiba como tratar

Alergias: conheça os tipos e saiba como tratar

alergias

Você sofre com alergias?

As alergias ocorrem quando o sistema imunológico reage a substâncias geralmente inofensivas. Tais elementos são conhecidos como alérgenos e podem induzir a uma reação de hipersensibilidade (alergia), provocando inflamações. As substâncias que mais provocam reações alérgicas são encontradas em ácaros, pólen, pêlos de animais de estimação, insetos, alimentos, medicamentos e mofo. É importante destacar que cada organismo reage de maneira diferente. Portanto, os alérgenos variam de pessoa para pessoa.

Existem diversos tipos de alergia:

  • Alergia respiratória 
  • Alergia na pele 
  • Alergia a medicamentos
  • Alergia ocular
  • Alergia alimentar

Alergia respiratórias

Esse tipo de alergia atinge as vias respiratórias, composta pelas cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios. A manifestação mais comum é a rinite alérgica, que registra mais de 2 milhões de casos por ano no Brasil. As mais comuns são as alergias sazonais, ao pólen, mofo, poeira e pêlos de animais.

Alergia na pele

A alergia na pele é uma reação inflamatória que pode manifestar-se em diferentes regiões da pele, como mãos, pés, boca, braços, axilas, pescoço, pernas, costas ou barriga, causando sintomas como vermelhidão, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas na pele.Entre as causas estão produtos químicos, látex, picadas de insetos, luz solar e medicamentos.

Alergia a medicamentos

Os sintomas de alergia a um medicamento podem surgir imediatamente após tomar uma injeção ou inalar o medicamento, ou até 1 hora depois de tomar um comprimido. Olhos vermelhos e inchados são sinais de alerta, e nesse caso deve-se observar se estão presentes sintomas mais graves como inchaço da língua que impede a passagem do ar.

Alergia ocular

Nesse tipo de alergia, o paciente sente coceira nos olhos que geralmente é acompanhada de lacrimejamento, fotofobia (luz incomodando) e aumento da secreção ocular (remela). Às vezes também pode apresentar piora da visão. Existem diferentes tipos de alergia, alguns são causados por substâncias especificas como creme de proteção solar ou maquiagem e outros causados por substâncias presentes no ambiente como pólen, pelo de animais, ácaros, etc.

Alergia alimentar

A alergia alimentar trata-se de uma reação inflamatória a uma substância presente no alimento, bebida ao aditivo alimentar ingerido. Os sintomas podem surgir até 2 horas depois da ingestão do alimento e pode se manifestar em diferentes parte do corpo como pele, mãos, pés, boca, olhos e nariz, causando sintomas como vermelhidão, coceira e bolhas vermelhas na pele, inchaço nos olhos, boca e língua, podendo as vezes causar sintomas mais graves como dificuldade em respirar com chiado.

Como tratar uma alergia?

O ideal é marcar uma consulta com um de nossos médicos alergistas para que ele possa determinar exatamente qual tipo de alergia você têm e quão grave é. Através de testes alérgicos, o médico vai poder oferecer opções adequadas de tratamento para cada caso.

A Policlínica Granato é uma clínica popular que conta com médicos considerados assumidades na especialidade “alergia” no Rio de Janeiro. Marque já uma consulta.