Você pode doar sangue? Veja as doenças que impedem essa ação
Publicado em 27 de Junho de 2022 por Granato Policlínica
O sangue é responsável pelo funcionamento de diferentes órgãos do corpo, sendo então vital para a sobrevivência.
Porém, nem sempre o estoque no corpo é suficiente. Em situações como acidentes, cirurgias de alto risco e tratamentos contra câncer, uma pessoa precisa de uma quantidade extra, o que demanda uma doação de amigos, parentes e desconhecidos.
De modo geral, doar sangue é uma das formas mais fáceis de ajudar o próximo, onde quer que este esteja e independente do que esteja enfrentando. Mesmo assim, é comum que hospitais e institutos relatem constantes faltas de sangue em seus estoques.
No texto a seguir, vamos explicar o que é necessário para fazer a doação, e quais são todas as informações que você precisa saber sobre o processo, incluindo os direcionamentos sobre quem pode estar apto. Confira:
Como esse processo acontece?
O processo de doação de sangue em qualquer que seja o espaço sempre irá começar pela triagem clínica, que acontece por meio de um preenchimento de informações.
Nesse momento, um profissional capacitado irá perguntar sobre o histórico de doenças e problemas de saúde do futuro doador, além de entender o seu tipo sanguíneo.
Além do questionário, a doação de sangue também inclui uma análise clínica do material coletado, visto que muitas informações podem não ser conhecidas pelo doador.
Um bom exemplo são pessoas que decidem doar sangue mas não sabem da existência de uma doença grave, que pode prejudicar quem recebe a bolsa de sangue.
Ao doar, é preciso estar bem alimentado, nunca em jejum. A hidratação também é ponto importante para preservar a saúde de quem vai carregar novas bolsas de sangue.
Durante a coleta, que dura cerca de 15 minutos, o doador fica sentado ou levemente deitado, sendo acompanhado por profissionais.
No final da doação, é orientado aos doadores que se alimentem e tomem bastante água, além de repousar. Isso é necessário pois a saída de sangue do corpo pode comprometer atividades que pedem uma resistência maior, pelo menos nas primeiras horas após a coleta
Quem pode doar sangue?
Para doar sangue, é necessário que o doador esteja em bom estado de saúde, ou seja, não estar passando por nenhum tipo de tratamento médico ou se apresentar debilitado. O peso mínimo dos doadores deve ser de 53 kg.
A doação é liberada para pessoas entre 16 e 69 anos, sendo menores de idade obrigados a solicitar documentos de autorização específicos e informações pelos centros de doação.
Quais as contraindicações?
As únicas contraindicações para a doação de sangue são baseadas em problemas de saúde enfrentados pelos potenciais doadores, seja no presente ou no passado.
Pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos, por exemplo, não podem doar. E o mesmo vale para quem já teve algum dos seguintes diagnósticos:
- Leucemia;
- Câncer;
- Tuberculose;
- Hanseníase;
- Esquistossomose, dentre outros.
Em relação a pessoas em tratamentos, estão na lista as seguintes doenças: anemia, malária, doença de Chagas, HIV, coagulação no sangue e problemas em diversos órgãos, como nos pulmões, coração, rins e fígado.
Se, durante o processo, o possível doador enfrentar problemas de pressão alta ou baixa também é certo da coleta ser encerrada. O mesmo vale para algum tipo de comportamento que mostre embriaguez ou o uso de entorpecentes.
Ainda depois de todas as contraindicações acima, é importante citar que a doação de componentes específicos do sangue pode ser possível.
Ainda na dúvida? Consulte um médico!
Doar sangue de maneira consciente faz parte do processo de ajudar o próximo. Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre como proceder durante a doação, ou se precisa fazer um check-up antes do processo, é indispensável procurar um médico.
Na Granato Policlínica, temos profissionais especialistas no atendimento humanizado, atendendo às suas necessidades e prontos para direcionar você aos melhores exames.
Agende e faça ainda hoje sua consulta e exames! Escolha um especialista em nosso site e faça a sua marcação. Se quiser, entre em contato por meio do WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou telefone 3269-7008.
Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).