O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos nos locais afetados. Assim, à medida que se desenvolve, a doença provoca manchas esbranquiçadas por todo o corpo, principalmente nas mãos, pés, joelhos, cotovelos e região íntima e, embora seja mais comum na pele, o vitiligo também pode afetar outros locais com pigmento, como o cabelo ou o interior da boca, por exemplo.

O Vitiligo possui diversas opções terapêuticas, que variam conforme o quadro clínico de cada paciente. Mas não é uma doença contagiosa e não traz prejuízos à saúde física.

Causas

O vitiligo é uma doença autoimune e multifatorial em que predisposição genética e fatores externos contribuem para seu aparecimento.

Sintomas de Vitiligo

Embora o principal sinal de vitiligo seja a perda da pigmentação da pele, geralmente com o surgimento de manchas por todo o corpo. Outros sinais de vitiligo incluem:

• Perda de pigmentação do cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba;
  • Perda da cor nos tecidos que revestem o interior de sua boca e nariz (membranas mucosas);
  • Perda ou alteração da cor da camada interna do globo ocular (retina);
  • Manchas descoradas em torno das axilas, umbigo, órgãos genitais e reto.

Buscando ajuda médica

Apesar de existir cura, ela não depende exclusivamente do método terapêutico, mas sim da reação do organismo a esse método. Procure um médico se você notar que alguma parte de seu corpo, cabelo ou olhos está perdendo a cor, especialmente se você notar o surgimento de manchas.

Não há como prevenir o vitiligo, mas a aceitação da doença, a estabilidade emocional e a confiança no tratamento são fundamentais para uma recuperação mais rápida.

Na Policlínica Granato você encontra Dermatologistas no Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu prontos para atender você. Marque agora a sua consulta.

Para saber mais, agende sua consulta, neste mês com R$ 50,00 de desconto, nas unidades da Policlínica Granato.

Este benefício é válido para consultas realizadas até 31/12/2018 e não é cumulativo com outros descontos.