Com a mudança de tempo no Rio de Janeiro, deixando o clima consideravelmente mais frio, um dos principais sintomas que aparece para atrapalhar as pessoas é a tosse seca.

Diferente da tosse produtiva (ou seja, que produz muco), as tosse seca é caracterizada por não produzir nenhum tipo de secreção. Na maioria dos casos, ela é passageira e não tem maiores complicações, mas pode ser bastante incômoda no dia a dia.

Além disso, dependendo do tempo de duração do sintoma e da presença de outros sinais, ela pode indicar um problema mais sério ou trazer perigos para a saúde.

Por isso, a Granato preparou algumas informações importantes para você ficar atento e saber quando se preocupar.

Quais as causas da tosse seca?

A tosse seca, por não produzir muco, pode provocar dores intensas por forçar atrito na garganta, que costuma ficar irritada nessas situações. O sintoma se torna mais comum durante esse clima, já que temos contato com um ar mais gelado e seco.

Mas não é só o clima que pode causar esse problema. Ele também pode ser provocado pela fumaça de cigarros, excesso de poluentes no ar e agentes que normalmente causam alergia (como pólen, poeira e pelos de animais).

Em relação à doenças, ela é um sintoma bastante comum de infecções virais (como gripe e resfriado), problemas respiratórios (como asma, bronquite, rinite e sinusite), além de ser normal em quem tem refluxo gastroesofágico.

Quando devo me preocupar com a tosse seca?

Se for uma irritação momentânea da garganta ou das vias aéreas, o sintoma não costuma durar muito tempo. Normalmente, ele passa em apenas algumas horas (mas pode-se levar alguns dias para se recuperar totalmente).

A preocupação é maior quando a tosse seca se torna constante, durando mais de 3 semanas, principalmente se ela estiver acompanhada de outros sintomas, como febre alta, tontura e dificuldade para respirar.

Nesses casos, o paciente deve procurar um médico o mais rápido possível, já que pode indicar doenças mais graves, como pneumonia e tuberculose.

Os principais perigos da tosse seca

Mesmo que o sintoma não seja resultado de uma doença mais grave, se não for tratada corretamente, a tosse pode levar a outros problemas.

Um dos mais comuns é a fadiga e dores no peito, causadas pela alta frequência e esforço repetitivo ao tossir. Em casos graves, o paciente pode até sofrer lesões ou uma fratura mais séria.

Além disso, a tosse seca é ainda mais prejudicial para quem já tem problemas respiratórios, podendo agravar consideravelmente condições como a asma e a bronquite.

Como posso aliviar o sintoma?

De um modo geral, o problema pode ser prevenido com algumas práticas simples como higienização das mãos, manter o ambiente arejado, ter hábitos saudáveis e fazer o acompanhamento médico em casos de doenças crônicas.

Já em casos de tosse leve, se manter hidratado e um pouco de repouso, assim como produtos naturais para aliviar a garganta, já ajudam no incômodo. Entretanto, vale destacar que identificar a causa específica pode ser difícil.

Por isso, a melhor opção em todos os casos é ir ao médico, que vai avaliar a situação e indicar o tratamento adequado. Você pode procurar o clínico geral (inicialmente), o pneumologista ou o otorrinolaringologista.

Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar!

Faça já o seu agendamento online de suas consultas ou entre em contato:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269