Saúde do Idoso
Publicado em 27 de Setembro de 2018 por Policlínica Granato
A Saúde do Idoso é um assunto que deve ser falado sempre. A maioria das pessoas tem algum familiar, ou simplesmente quer entender o melhores hábitos para se tornar um idoso saudável.
Atualmente, é muito comum as pessoas acima de 65 anos serem ativas e independentes, executando a maioria das atividades do dia a dia sem grandes problemas, o que contribui para seu bem-estar e sensação de autossuficiência.
No entanto, os idosos enfrentam um risco maior de acidentes. A perda gradativa do equilíbrio, da visão, diminuição dos reflexos, mobilidade e força muscular fazem deles um alvo fácil para quedas, impactos e lesões variadas.
Veja as doenças mais comuns na terceira idade:
- Problemas cardiovasculares;
- Doença cerebrovascular;
- Hipertensão arterial;
- Câncer;
- Diabetes tipo 2;
- Doença de Parkinson;
- Demência (incluindo o mal de Alzheimer);
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- Osteoartrite;
- Osteoporose.
A idade traz um declínio natural no funcionamento de muitos órgãos e sistemas do corpo. Porém, esse processo pode ser retardado ou amenizado com o estilo de vida. A alimentação tem um papel fundamental nesse programa de prevenção.
Veja algumas dicas de alimentação:
- Maior necessidade de proteínas: a perda muscular acentuada pode ser amenizada com o consumo de proteínas saudáveis: carnes brancas ou pouco gordurosas, feijões variados, leite, entre outras.
- Ajuda para a digestão: Enzimas digestivas em cápsulas, consumo de mamão papaya, abacaxi e limão são algumas alternativas para ajudar o corpo no processo de digestão. Chás de alecrim, hortelã e camomila também são aliados.
- Manutenção da saúde do cérebro: Peixes, gema de ovo, oleaginosas (castanhas, nozes etc.) são alguns dos alimentos que ajudam a manter o cérebro saudável. Também entram nessa lista as gorduras saudáveis, como o abacate, o azeite de oliva e peixes.
- Reforço para os ossos: É comum os ossos dos idosos se tornarem mais frágeis, mas esse problema pode ser combatido com o consumo de cálcio (Apesar de o leite ser uma das principais fontes de cálcio, esse mineral também é encontrado no brócolis, couve, espinafre, sardinha, linhaça, grão de bico, sementes de linhaça, gergelim e chia ou na aveia, entre outros alimentos) e suplementação de vitamina D.
Outras recomendações:
- Ingerir bastante água;
- Banhos de sol todos os dias, antes das 10h e após as 4h da tarde;
- Uso de protetor solar nas áreas expostas ao sol;
- Exames periódicos de visão;
- Uso de remédios apenas recomendados pelo médico;
- Atividade física diária sob orientação.
É importante ressaltar que envelhecimento não é sinônimo de incapacidade e dependência, mas de maior vulnerabilidade. Por isso, é preciso desenvolver uma cultura de cuidado, de forma sustentável e que atenda às necessidades dos idosos.
Consultas de rotina e a realização de todos os exames que o médico indicar, são de extrema importância. Isso vai ajudar a detectar problemas de saúde em um estágio precoce, facilitando o tratamento.
Na Policlínica Granato você encontra ótimos Geriatras no Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu prontos para atender você e dar todas as orientações.
Marque agora a sua consulta.