Os primeiros meses de gravidez tendem a ser os mais difíceis e também os que mais exige uma rotina de cuidados. Consultas de acompanhamento, exames, mudança no corpo… tudo é uma novidade. Para ajudar as mamães de primeira viagem ou até mesmo as mais experientes, resolvemos listar tudo que é necessário fazer no início da gestação e também falar de uma novidade em nossa clínica. Curiosa? Então, leia até o final!

Nas duas primeiras semanas de gravidez, as transformações irão começar pelo seu corpo. Você pode ter náuseas a qualquer momento do dia e sentir-se frequentemente cansada. As mamas começarão a ficar doloridas e neste período inicia-se o ganho de peso. O seu útero está crescendo mas ainda não é possível senti-lo. Lembrando que as mudanças variam de mulher pra mulher. Enquanto umas sentem cada uma dessas alterações, outras não sentem nada ou até sentem, porém, de forma mais moderada.

Suas responsabilidades

Assim que confirmada a gravidez, é necessário seguir uma bateria de cuidados, que são:

– Iniciar seu acompanhamento pré-natal;
– Não tomar qualquer medicamento sem antes consultar um médico;
– Evitar exames raio-x durante a gestação;
– Evitar cigarro e bebida alcóolica;
– Limitar o consumo de bebidas que contém cafeína (café, refrigerante e chás);
– Alimentar-se com uma dieta balanceada;
– Conversar com seu parceiro sobre a importância dele em todas as etapas da gravidez;
– Ir à todas as consultas e realizar todos os exames prescritos pelo médico.

Rotina de exames

Já na primeira consulta, será definida a sua rotina médica para os próximos 9 meses de gravidez. No início, serão solicitados exames de sangue que terão como objetivo fazer uma análise de suas condições gerais, como anemias, taxas de glicose, pesquisa de sensibilidade à doenças como rubéola, hepatite, toxoplasmoses, brucelose, sífilis, HIV e outras que se fizerem necessárias, assim como seu tipo sanguíneo e análise de urina.

Gravidez é um processo evolutivo e essas taxas tendem a se modificar durante o correr dos meses e as principais serão reanalisadas a cada 60 dias. Já as ultrassonografias, que ao contrário do raio-x não fazem mal ao bebê, serão feitas em períodos que mostrem fatores importantes para análise da evolução da gravidez e da criança.

Atente-se ao pré-natal!

Já no segundo mês, provavelmente seu corpo e mente já terão passado por muitas mudanças e rotina de cuidados praticamente redobra. Suas principais responsabilidades no período são:

– Iniciar seu pré-natal avaliando o resultado dos exames iniciais;
– Colocar em prática uma dieta saudável e praticar exercício físico moderado;
– Informar-se sobre custos médicos futuros;
– Conversar com família e amigos para obter apoio durante toda a gravidez.

Temos novidade!

Escutar o coraçãozinho do bebê é, sem dúvidas, um dos momentos mais emocionantes para uma mãe. Automaticamente já se imagina o rostinho e a ansiedade pela chegada do neném só aumenta. E se dissermos que você pode ver como será o seu bebê com ele ainda na barriga?

Agora realizamos o exame de ultrassonografia morfológica em 4D. Isso mesmo. Além de acompanhar as feições do bebê com mais clareza, os pais podem ver tudo em TEMPO REAL. Tudo com detalhes incríveis para tornar esse momento ainda mais especial.

Quer agendar a sua agora mesmo? Entre em contato conosco.

Horário de atendimento:⠀ ⠀
Segunda a sexta de 07:00 às 19:00 e aos sábados de 07:00 às 15:00.⠀ ⠀

Agendamento de consultas ou exames podem ser feitos pelo site, WhatsApp 99286-6269 ou telefone 3269-7008.⠀⠀ ⠀⠀

Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109, Galeria Pedra Bonita – Em frente ao metrô de São Conrado.

Esperamos por você!