O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar disso, seu diagnóstico não se mostra facilmente, já que os sintomas só aparecem em um estado avançado da doença.

No texto a seguir, vamos entender mais sobre esse tipo de câncer a partir de informações sobre os seus sintomas que podem ser perceptíveis em um primeiro momento e algumas formas de adquirir diagnósticos precisos em tempo hábil.

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tumor que se origina e se localiza em uma glândula abaixo da bexiga, onde a uretra passa até chegar ao orifício externo do pênis.

A partir da multiplicação acelerada de células no local, ocorre um comprometimento dos tecidos e órgãos via corrente sanguínea ou meios linfáticos.

Essa é uma doença comum entre homens com ou sem histórico na família. No entanto, já foi comprovado que alguns fatores podem contribuir para o aparecimento do diagnóstico, como:

• Sobrepeso ou obesidade
  • Sedentarismo
  • Má alimentação
  • Tabagismo e alcoolismo, dentre outros

Por conta da maior predisposição de diagnóstico em homens com mais de 40 anos, é importante que exames e acompanhamentos médicos comecem a ser feitos com frequência a partir dessa faixa etária, sobretudo quando existe um alerta de histórico familiar.

Quais os principais sintomas e como encontrar um diagnóstico?

Diferente do que muitas pessoas pensam, ainda não é tão comum saber que se está com a doença a partir de um tempo curto entre o surgimento e o aparecimento de tumor. Isso acontece pelo fato dessa progressão ser silenciosa, não afetando a vida cotidiana.

Ou seja, um homem com câncer de próstata muitas vezes só sabe que está com a doença quando ela já se encontra em um estado avançado. Por isso, os sintomas que indicam esse problema de saúde já aparecem como um alerta.

Alguns deles são:

• Dor ou ardência ao urinar
  • Micção excessiva
  • Dificuldade em iniciar ou parar a micção
  • Sangue na urina
  • Disfunção erétil
  • Dor ao ejacular
  • Dor nos testículos ou coxas

Para entender melhor se esses são sintomas que apontam para o diagnóstico de câncer de próstata, é importante fazer uma consulta com um urologista e marcar exames específicos, que podem checar, com exatidão, como o PSA e o exame de toque.

Agende uma consulta com nossos urologistas

Aqui na Granato, acreditamos que fazer um acompanhamento constante da sua saúde e da sua família é essencial, independente do período do ano.

Por isso, se você ainda tem dúvidas ou quer fazer um acompanhamento focado em possíveis diagnósticos, agende já uma consulta com nosso urologista.

Marque por meio do WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou telefone 3269-7008 e faça ainda hoje, com resultados em até 24h.  Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).