Embora as campanhas de conscientização sobre o HIV e a AIDS já aconteçam há décadas, ainda existem muitas dúvidas e até mesmo mitos que envolvem o vírus e a doença, respectivamente.

Isto se deve não apenas à pouca procura por essas informações, mas também por conversas e inverdades que foram sendo popularizadas na sociedade.

Algumas destas questões dizem respeito às formas de transmissão do vírus, se o HIV e a AIDS são a mesma coisa ou se é possível contrair o vírus em apenas uma relação desprotegida.

Aproveitando o Dezembro Vermelho, campanha do mês que marca a conscientização a respeito da doença, vamos responder a estas e outras questões em um texto completo.

Afinal, qual a diferença entre HIV e AIDS?

HIV é a sigla, em inglês, do Vírus da Imunodeficiência Humana. Assim que entra no organismo, o HIV ataca o sistema imunológico, sendo este o responsável por fazer a defesa de doenças.

Neste processo, as células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Além disso, é alterando o DNA desta célula que o HIV faz cópias de si mesmo.

Após esse estágio, o HIV se multiplica dentro do corpo, rompendo os linfócitos em busca de outros linfócitos para continuar a infecção. Geralmente, existe um período de incubação prolongado antes do aparecimento dos sintomas da doença.

As infecções causadas pelo HIV produzem o adoecimento das células sanguíneas e do sistema nervoso, suprimindo todo o sistema imunológico.

Em meio a este quadro, surge no paciente a AIDS, uma doença causada por infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Ou seja, podemos entender que a AIDS é a doença, enquanto o HIV é apenas o vírus, que pode ou não se transformar no diagnóstico mais grave.

Quais são as formas de contágio do HIV?

A transmissão do HIV acontece, em grande parte dos casos, pela relação sexual feita de forma desprotegida. Ou seja, quando os parceiros não utilizam camisinha, e quando um deles já está infectado com o vírus.

O sexo pode ser tanto anal, vaginal e oral. Além disso, também existem situações em que é possível – ainda que em uma porcentagem menor – haver o contágio da doença:

• Uso de seringa infectada por mais de uma pessoa
  • Transfusão de sangue contaminado
  • Uso de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados e infectados

É possível contrair em apenas uma relação sexual?

Como dito, o vírus HIV pode ser contraído em relações sexuais vaginais, anais e orais. Ou seja, independente de ser ou não a primeira vez de uma pessoa, o risco é uma possibilidade a ser considerada.

Por exemplo, se uma pessoa tem relações pela primeira vez sem proteção, ela terá o mesmo risco de outra que já teve mais de dez relações da mesma forma.

Nem sempre se sabe quando se tem a doença, tendo em vista que muitas pessoas deixam de fazer os exames periódicos, ou até mesmo não imaginam que portem o vírus, vindo de uma outra relação.

Maneiras de se prevenir com segurança

Para se manter protegido do HIV, o ideal é sempre ter atenção à relação sexual,  mantendo o uso de preservativos sem nenhum tipo de exceção.

Também é possível ter algum tipo de controle sobre um possível diagnóstico a partir da janela imunológica.

Uma janela imunológica nada mais é do que o tempo em que ocorre uma relação sexual desprotegida com chances de contágio, e a real integração do vírus pelo organismo.

Quando casos assim acontecem, é importante ir até uma clínica ou uma unidade de saúde e tomar a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que é uma combinação de medicamentos com a função de inibir a atividade do HIV dentro do corpo.

Não fique na dúvida. Faça já um exame!

Na Granato Policlínica, você faz seu exame laboratorial Anti Hiv, que verifica a presença ou não do vírus no corpo, com resultados rápidos e tecnologia de alto padrão.

Agende sua consulta por meio do nosso site, ou entrando em contato com os principais canais de atendimento: WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou pelo telefone 3269-7008.

Nosso horário de atendimento é das segundas às sextas-feiras, 7h às 19h; e aos sábados, das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).