O tema saúde mental vem sendo amplamente inserido na sociedade como um cuidado importante e essencial do ser humano, independente da idade e também do contexto em que uma pessoa está inserida, seja social ou cultural.

E por ser um debate popular recente, ainda surgem muitas dúvidas a respeito dos melhores caminhos para um acolhimento de problemas relacionados à mente, pensando sempre na resolução e no melhor atendimento profissional possível.

Em relação a isso, podemos citar a compreensão a respeito do trabalho de psicólogos e psiquiatras, que exercem funções diferenciadas, mas em prol de um único objetivo.

Abaixo você vai entender um pouco sobre qual a diferença de psicólogo para psiquiatra conhecendo mais sobre o que cada uma delas representa dentro de um mesmo diagnóstico, como elas atuam e alguns de seus princípios.

Formação acadêmica

Os psiquiatras possuem formação em medicina, passando seis anos dentro de estudos que englobam todas as práticas de atendimento médico para em seguida passarem mais três anos dentro de um aprofundamento na parte da psiquiatria.

Esses profissionais geralmente atuam desde o início da faculdade em ambulatórios de hospitais públicos ou privados, clínicas assistenciais e até mesmo em espaços destinados ao tratamento de doenças psíquicas, estando aptos a todo o tipo de situação.

Já os psicólogos, possuem formação em psicologia, uma faculdade que dura em torno de cinco anos. Dentro da academia os estudos giram em torno das compreensões sobre o comportamento humano, e principalmente o entendimento entre o cunho social e mental.

O espaço de treinamento destes profissionais quase sempre ocorre dentro de clínicas especializadas, escolas, universidades ou por meio de programas de apoio.

Tratamento do paciente

O psiquiatra  costuma ser o primeiro profissional procurado para atender uma pessoa que apresenta sinais de transtornos psíquicos. A partir desse atendimento e após determinadas sessões de terapia, será entendida a causa do problema.

Por exemplo, uma pessoa pode estar apresentando uma grande tristeza, o que tem atrapalhado suas relações e também o seu trabalho.

O psicólogo irá entender as causas desse comportamento e buscar estudar contextos nos quais aquela pessoa está inserida, entendendo se é um problema que pode ser reversível a partir de um acompanhamento próximo, sem medicamentos.

Em relação ao uso de medicamentos, apenas psiquiatras podem ser capacitados para conceder o aval necessário. Esses profissionais vão entender pontos de complexidade interna do paciente, que nem sempre estão relacionados a questões externas.

É o caso de uma mulher que tem um diagnóstico de depressão. A partir desse ponto o psiquiatra vai buscar entender se existe uma falta ou presença excessiva de substâncias químicas, e até mesmo uma diminuição da conexão entre células nervosas.

Dessa forma, é bem comum que os profissionais solicitem exames específicos, que possam comprovar e atestar um determinado sintoma, assim prontamente se terá um diagnóstico.

Trabalho em conjunto

Para cada caso, e dentro de cada complexidade e contexto, o trabalho do psicólogo e do psiquiatra pode ser feito em conjunto.

Afinal, ainda que o psiquiatra consiga atender e compreender problemas comportamentais, é possível que esse acompanhamento seja feito com maior precisão pelo psicólogo, que estuda justamente as emoções e as ações do ser humano.

Neste sentido, fica a cargo do psiquiatra o acompanhamento profundo do paciente, com exames constantes, verificação do quadro psicológico em relação à utilização de medicamentos receitados e até mesmo uma análise geral da condição física.

Assim, fica clara a possibilidade desses dois profissionais trabalharem juntos. Inclusive, em boa parte dos tratamentos, essa parceria se torna indispensável.

Quando procurar cada profissional?

Agora que você já entende melhor cada uma das especialidades, é importante ficar atento aos sinais que o seu corpo e a mente podem estar apresentando.

Se sentir desanimado de forma contínua, em situação de estresse, com problemas nos relacionamentos e até mesmo ter pensamentos de autodestruição são situações que mostram uma clara necessidade do acompanhamento profissional.

Na Policlínica Granato você pode ter acesso a uma série de profissionais capacitados, que podem te ajudar a escolher o melhor caminho para um tratamento, e melhor, tudo isso com a máxima humanização e preocupação.

Fale conosco pelo número de whatsapp 21 99286-6269 ou pelo telefone 3269-7008 e agende já a sua consulta.

Nosso horário de atendimento é de Segunda a Sexta, de 7h às 19h, e aos Sábados de 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109, Galeria Pedra Bonita (em frente ao metrô de São Conrado).