Dores constante no peito, sensação de aperto ou aceleração do coração… todos esses são sintomas do infarto, mas você sabia que eles não são os únicos?

Infelizmente, ainda é muito comum as pessoas ignorarem os sinais de problemas cardiovasculares, o que faz do ataque cardíaco a maior causa de morte no Brasil.

Além disso, de acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, o número de casos dobrou nos últimos 15 anos por aqui. E para piorar, a tendência é continuar aumentando.

Por isso, a Granato separou os principais sintomas do infarto para você ficar atento e trouxe algumas dicas para te ajudar a cuidar do coração.

Quais são os principais sintomas do infarto?

• Aperto ou palpitações no peito (que podem ser de diversas intensidades e frequência)
  • Dor que irradia para os ombros, braços ou costas
  • Dor abdominal (às vezes, é confundida com sintomas de gastrite, como azia)
  • Dormência ou formigamento nos braços (principalmente do lado direito)
  • Falta de ar
  • Cansaço excessivo
  • Tontura
  • Náusea e vômito
  • Suor frio

Atenção: em alguns casos, a pessoa pode não sentir os sintomas típicos ou eles podem vir separadamente, o que dificulta a percepção do ataque cardíaco. Por isso, é extremamente importante ficar atento aos sinais até mais sutis, principalmente relacionados ao desconforto no peito, e procurar ajuda médica imediatamente.

Quais são as causas e fatores de risco?

Do ponto de visto técnico, um infarto acontece quando o fluxo de sangue não chega corretamente a uma parte do músculo cardíaco, geralmente por causa de obstrução de uma artéria coronária.

A falta de oxigênio e nutrientes durante a interrupção pode levar à lesão ou morte das células desse músculo, o que pode causar consequências permanentes ou até mesmo a morte do paciente.

Mas o que pode causar essa interrupção? Bem, estresse excessivo, maus hábitos alimentares, falta de exercícios físicos, histórico familiar são fatores que aumentam o risco de inúmeras doenças e problemas de saúde. E com o infarto não seria diferente.

Doenças como a diabetes, a obesidade e a hipertensão arterial também aumentam consideravelmente o risco de uma parada cardíaca, assim como a prática de fumar.

Como cuidar melhor da saúde do coração?

É claro que o alto número de casos são preocupantes, mas existem também diversas práticas simples e hábitos saudáveis que ajudam a prevenir esses problemas (principalmente os casos de óbito):

• Tenha uma alimentação saudável e balanceada: certifique-se que as suas refeições estão proporcionando todos os nutrientes necessários
  • Tenha uma rotina de exercícios físicos: lembrando que a ideia não é levar o seu corpo ao limite, mas fazer atividades adequadas ao seu organismo
  • Faça o controle de colesterol e pressão arterial: é fácil ficar de olho nessas taxas através dos exames de sangue de rotina
  • Cuide da sua saúde mental: o estresse e a ansiedade trazem consequências diretas para o funcionamento do coração, então tente arrumar atividades de autocuidado que aliviem esses problemas
  • Pare de fumar! Largar esse hábito muitas vezes não é fácil, mas o tabagismo não traz nenhum benefício para a saúde, muito pelo contrário.
  • Fique de olho no histórico familiar: qualquer informação que você tiver sobre o histórico de doença dos seus familiares, compartilhe com o seu médico porque isso ajuda na avaliação dos fatores de risco
  • Vá ao cardiologista e faça os exames médicos regularmente: o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento mais eficaz e evitar uma situação mais crítica

Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269