Melhorar a autoestima é algo que muitos homens procuram quando estão descontentes com a própria aparência. Essa preocupação, comumente está ligada ao corpo e cabelos. Mas e a pele? Os cuidados vão além de fazer ou manter uma boa barba.

Um fato que poucos sabem, é que a pele do homem necessita de cuidados especiais devido à sua produção hormonal. Isso porque o corpo masculino tem características únicas, como a barba, que ajuda a proteger o rosto da poluição e outras agressões externas.

Para entender mais a fundo sobre como o homem deve manter uma rotina de cuidados adequada, é necessário consultar um dermatologista. Mas iremos esclarecer algumas dúvidas e dar algumas dicas básicas neste post.

Mais densidade e mais suor

Sim, a pele do homem é diferente da pele da mulher. O que difere ambos, é que a pele masculina apresenta mais textura, espessura e densidade. Essas características estão ligadas ao hormônio testosterona, mais presente em homens. Logo, a pele de um homem tende mais áspera e os pelos mais grossos e em maior quantidade.

 

Outra diferença muito notável é o suor. O corpo masculino possui glândulas sebáceas em maior concentração, e, por isso, homens costumam ter a pele mais oleosa, com poros dilatados e tendência à acne. Para se ter noção, a produção de suor do homem pode chegar ao dobro da taxa feminina.

Calvície lidera as idas aos consultórios

A calvície ou alopecia androgenética é um problema que pode afetar tanto os homens quanto as mulheres. No entanto, essa queda excessiva de cabelo e a falta de reposição dos fios que caracterizam a calvície são mais comuns no sexo masculino. A calvície é uma realidade para mais de 50% dos homens acima de 50 anos. No entanto, para homens ainda mais novos, a alopecia já atinge as cabeças de milhões de homens no Brasil e no mundo.

A calvície é induzida por hormônios masculinos ou predisposição genética que pode ser herdado por ambos os lados da família. Queda excessiva, couro cabeludo aparente, fios rebeldes, percepção de entradas são alguns dos sinais de calvície, que terá seu grau avaliado por um médico dermatologista.

Além do grau de comprometimento da alopecia, o dermato também irá avaliar a causa, possibilidade de recuperação dos fios e tratamento adequado.

Além da predisposição genética, outra condição relacionada à calvície é uma dieta pobre em nutrientes. A forma que você conduz a sua saúde, no geral,  pode afetar totalmente a saúde capilar. A queda também pode ser ocasionada por fatores emocionais.

Cuidados dermatológicos também são coisa de homem

O primeiro passo, como citamos acima, é consultar um médico dermatologista para que o mesmo indique a rotina de cuidados mais adequada. O que você precisa saber de antemão é que higienização é essencial, já que auxilia no controle do brilho e oleosidade da pele. Esfoliantes podem ser usados uma vez na semana para diminuir a foliculite causada pelo barbeador. Para os cuidados de anti-idade, cabe ao dermatologista indicar produtos com vitamina C e outros componentes que performam bem na pele masculina mais madura.

Pele masculina também precisa de hidratação

 

É regra: todas as peles precisam ser hidratadas. Este passo está relacionado à presença de água nas camadas do órgão, o que é fundamental na manutenção das fibras elásticas, colágenas e no viço. Peles desidratadas produzem mais sebo na tentativa de se reequilibrar.

O papel da barba é mais importante do que você imagina 

 

Muitos dizem que a barba é a “maquiagem” do homem ou “acessório” de virilidade. Pois é muito mais do que isso. Os pelos da barba são uma proteção mecânica da pele e ajudam a proteger o rosto masculinos de agressões externas, como a radiação solar e a poluição.

Quando o homem se barbeia, a lâmina ou barbeador elétrico causam micro agressões na pele, o que pode danificar a camada externa, deixando-a mais irritada e propensa à perda de água. Sendo assim, os cuidados pós barba não são apenas vaidade, mas sim, essenciais.

A hidratação adequada auxilia na manutenção da função de barreira cutânea. Água termal é um dos produtos mais recomendados nestes casos, pois é composta de antioxidantes e propriedades calmantes para o rosto. Outra opção interessante é uma solução à base de zinco, que ajuda na cicatrização das microlesões provocadas pelo barbeador.

Vá ao dermatologista!

Agora que você está por dentro de como os cuidados com a pele masculina são fundamentais, marque a sua consulta com um dermatologista na Granato.

Saiba mais: https://policlinicagranato.com.br/servicos-medicos/consulta-popular-dermatologista/
Ou agende sua consulta através de um nossos canais telefônicos:

 

WhatsApp: 21 99286-6269

Telefone: 3269-7008

 

Horário de atendimento:

Segunda a Sexta de 7h às 19h e aos Sábados de 7h às 15h.⠀

⠀⠀ ⠀⠀

Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109, Galeria Pedra Bonita – Em frente ao metrô de São Conrado.


Esperamos por você!