A campanha de conscientização mundial Outubro Rosa é realizada anualmente no mês de outubro, cujo objetivo é o de divulgar o quão importante é a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

Mais uma vez, estamos fazendo a nossa parte! Queremos incentivar e convocar todas as mulheres, sejam nossas pacientes ou não, para que façam os exames preventivos e consultem um médico regularmente.

 

O auto-teste de mama é bem simples e pode ser feito a qualquer momento. Conhecer o próprio corpo desde o início dos crescimento das mamas na adolescência é algo fundamental. A realização do autoexame deve ser feita  pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente com data fixa, para que se conheça melhor a mama e se identifiquem mudanças repentinas de textura ou caroços.

Como fazer o autoexame?

O auto-teste de mama não substitui a ida a um profissional ginecologista pelo menos uma vez ao ano. Quando for tocar a mama, tenha esses cuidados:

 

– Quando estiver apalpando o seio, note se há nódulos e, caso haja, sinta a consistência, localização, tamanho e etc;

 

– Dor não necessariamente é comum em casos de câncer de mama, mas é importante que seja considerada;

 

 –  Os nódulos que geralmente surgem antes do período menstrual e desaparecem logo após podem não ter valor clínico importante, mas é importante consultar um profissional para avaliar a situação;

 

– A identificação de nódulos pode ser dificultada em alguns casos, como através do uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, período pré menstrual, amamentação, gestação e aborto recente.


Hábitos simples que podem ajudar a reduzir os riscos de câncer de mama:

 

Comer fibras

 

A fibra já provou-se benéfica para o controle de peso e melhora o funcionamento do sistema digestivo; agora, o nutriente também ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de mama. Comer três porções diárias de frutas e verduras ricas em fibras diminui em 25% o risco da doença. Certas frutas conferem maior proteção: maçã, banana e uva são mais redutoras durante a adolescência, enquanto couve e laranja contribuem para a redução do risco na idade adulta.

 

Evite comer alimentos gordurosos com frequência

 

Uma pesquisa descobriu que mulheres que seguem dietas pobres em gordura e ricas em grãos integrais correm um risco 22% menor de morrer de câncer de mama.

 

Evite bebidas alcóolicas

 

O consumo regular de bebida alcoólica está associado a pelo menos sete tipos de câncer, principalmente ao câncer de mama. Os especialistas estimam que 5,5% dos novos casos de câncer pelo mundo estão relacionados ao consumo excessivo de álcool.

 

Não fume!

 

O tabagismo já é conhecido por aumentar a probabilidade do desenvolvimento de câncer de pulmão, mas pesquisas sugerem que os carcinógenos presentes no cigarro podem aumentar o risco de outros tipos da doença, incluindo o câncer de mama.

 

Tenha uma rotina de exercícios

 

O exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde física, em especial a cardiovascular, e mental – ajudando a aliviar o stress e melhorando o humor. Pesquisas também mostraram que a atividade física regular pode reduzir o risco de câncer de mama.

Agende seu check-up feminino!

Agendando um check-up feminino na Granato, você tem direito a:

 

Consulta com Ginecologista – Preventivo – Ultrassom Transvaginal – Ultrassom de Mama – Mamografia – TSH – T4L.

 

Agendamentos podem ser feitos pelo site, WhatsApp 99286-6269 ou telefone 3269-7008.⠀⠀