No mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, não poderíamos deixar de falar de um tópico extremamente importante sobre o assunto: o autoexame de mama.

O exame é uma prática muito simples, mas tem uma importância enorme e é um grande aliados das mulheres na luta contra a doença.

Por isso, a Granato separou algumas informações sobre a sua relevância e como realizar o autoexame de maneira adequada.

Qual a importância do autoexame?

O maior benefício de realizar o exame regularmente é aumentar consideravelmente as chances de um diagnóstico precoce, o que impacta diretamente na eficácia do tratamento e na qualidade de vida da paciente.

Através dessa prática simples, as mulheres podem identificar alterações anormais nas mamas, como nódulos, inchaços, ou mudanças na textura da pele, que podem ser sinais iniciais da doença.

Além disso, o autoexame ajuda as mulheres a conhecerem melhor seus próprios corpos, auxiliando na identificação de variações naturais (como durante o ciclo menstrual) ou alterações suspeitas.

Como realizar o autoexame de mama?

Como o seu próprio nome diz, o exame é realizado pela própria mulher, que deve ficar atenta na presença de nódulos ou caroços na região das mamas e alterações no tamanho ou textura dos mamilos.

A recomendação é que a paciente realize o autoexame mensalmente, de preferência em uma semana após o ciclo menstrual, quando as mamas já estão menos sensíveis e inchadas.

Já para a parte do exame em si, é importante seguir algumas recomendações para garantir a sua eficácia:

• Primeiro, fique de pé em frente a um espelho, com os braços relaxados ao lado do corpo, e observe visualmente as mamas. Procure por qualquer alteração na forma, tamanho, contorno ou na pele.
  • Depois, levante um dos braços e use os dedos para fazer movimentos circulares suaves na mama, começando da parte externa para a direção dos mamilos.
  • Lembre-se de cobrir toda a área da mama, incluindo a região das axilas.
  • Examine delicadamente o mamilo, apertando bem devagar e observando se há alguma descarga anormal.
  • Depois, deite-se de costas e coloque um travesseiro sob um dos ombros, repetindo a técnica de movimentos circulares para examinar as mamas.
  • Vá pressionando suavemente a região e sinta se você sente algum nódulo, caroço ou endurecimento.

É importante destacar que você pode se deparar com nódulos benignos ou ínguas que não trazem perigo à saúde. Entretanto, por via das dúvidas, se você notar qualquer alteração suspeita, não deixe se procurar a ajuda médica.

O autoexame não substitui a ida ao médico!

Apesar de ser uma técnica extremamente importante e essencial para o diagnóstico precoce, o autoexame não substitui a mamografia e outros exames médicos regulares.

De forma preventiva, também é essencial ir regularmente no ginecologista e no mastologista, mesmo sem apresentar nenhum sintoma ou problema de saúde.

Além disso, a recomendação é que as mulheres comecem a fazer mamografias de rastreamento anualmente a partir dos 40 anos, mesmo sem alterações nas mamas. Em casos de sintomas ou histórico familiar com câncer de mama, o exame pode ser indicado antes dessa idade ou com mais frequência.

Na Granato, você encontra pacotes de check-ups, em condições exclusivas, para cuidar da sua saúde!

Entre em contato para saber mais sobre as nossas opções e fazer o seu agendamento:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008

Granato Policlínica: tudo o que a sua saúde precisa. 💕