Você já notou alguma diferença na cor da sua menstruação?

Se sim, não precisa se desesperar! Algumas mudanças na coloração podem ser completamente normais, variando de acordo com o dia do ciclo menstrual ou da intensidade do fluxo.

Entretanto, se essas alterações são muito constantes, está na hora de ficar atenta já que alguns aspectos podem sim indicar infecções ou problemas de saúde.

Então, para tirar todas as suas dúvidas, a Granato vem explicar o que cada cor pode dizer sobre o ciclo menstrual e quando essas mudanças são preocupantes.

Preto, marrom ou vermelho escuro

Apesar de geralmente a menstruação ser de tons vermelhos, a presença de cores como preto e marrom também é bastante comum em muitos casos.

Esses tons mais escuros aparecem porque o sangue leva um tempo para ser totalmente eliminado do útero. Então, isso é normal no início e no final do ciclo menstrual, quando o fluxo ainda não está tão intenso ou diminuindo.

Vermelho vivo

O fluxo menstrual fica mais pesado geralmente no segundo ou terceiro dia do ciclo, à medida que o revestimento uterino sai mais rápido. A cor vermelha mais viva é do novo sangue que não teve muito tempo de escurecer antes de deixar o seu corpo.

Vermelho claro ou rosa

Quando o sangue é dessa coloração, normalmente é um sangramento de escape, que pode acontecer também no meio do ciclo menstrual. Dessa forma, o sangramento se mistura com o fluído fértil cervical e aparenta ser um vermelho claro ou até um tom rosado.

É importante destacar que, se esse sangramento for constante e irregular, pode ser um sinal de alguma infecção ou problema ginecológico mais sério.

Cinza

A menstruação com coloração cinza (ou até mesmo só acinzentada) não é considerada normal e pode ser bastante preocupante.

Essa coloração pode indicar não só alguma infecção, mas também restos de tecido uterino ou placenta, problemas uterinos e até Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Mais: menstruação durante a gravidez?

Já que estamos falando sobre isso, é bom esclarecer algumas dúvidas comuns sobre a relação da menstruação e a gestação.

E se você está pensando que não tem como menstruar enquanto se está grávida, você não está errada! Entretanto, algumas mulheres podem ter algum tipo de sangramento vaginal durante o período (o que causa bastante preocupação e medo), ou confundirem com o ciclo menstrual (caso ainda não saibam da gravidez).

Por isso, é importante destacar que esse sangramento normalmente é mais leve, com uma coloração mais clara e pode ser causado por diversos motivos (como alterações hormonais), mas que ele não é um ciclo menstrual.


Lembrando que a cor não é a única coisa a se ficar atento durante o período de menstruação. Fique de olho em aspectos como mudanças drásticas no fluxo, na duração do ciclo ou na intensidade da cólica menstrual.

E se você observar alguma dessas alterações, não hesite em procurar o ginecologista.

Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269

Granato Policlínica: tudo o que a sua saúde precisa. 💚