Na última semana, uma nova variante do coronavírus, a BQ.1, foi identificada no Rio de Janeiro. A mesma já tinha sido encontrada no Amazonas, em outubro deste ano, fortalecendo suspeitas de que já está circulando em diferentes locais do país.

A notícia gerou incertezas sobre o surgimento de uma nova onda da pandemia no país, além de dúvidas sobre quem está protegido ou não.

No texto a seguir, vamos trazer algumas informações relacionadas a essa nova variante, sobretudo aquelas a respeito de como se proteger.

Como é a BQ.1

De acordo com infectologistas e pesquisadores da área, a BQ.1 é derivada da variante ômicron, que é a mesma que circula na Europa, aumentando as infecções em seus países.

Essa variante, de acordo com pesquisas preliminares, apresenta mutações na proteína Spike, algo que permite com que ela se ligue e infecte células

Em relação aos sintomas, é possível que eles continuem os mesmos para a maioria das pessoas infectadas, em relação às cepas anteriores:

  • Dor de cabeça
  • Tosse
  • Febre
  • Perda de olfato e paladar
  • Dor de garganta
  • Cansaço

A vacina protege contra a nova variante?

Até o momento, já se sabe que pessoas que tomaram as doses de reforço estão conseguindo se proteger muito mais contra a doença, não apresentando casos graves.

No Rio de Janeiro, a secretaria de saúde afirmou que 92% dos pacientes internados que apresentaram a nova variante não tomaram a dose de reforço ou outra dose da vacina.

Principais recomendações 

Em casos de suspeitas da doença, é essencial fazer uma consulta com um especialista ou até mesmo realizar os exames próprios de covid laboratórios rio de janeiro, como na Granato.

Sabendo que você está com o vírus, é possível evitar que pessoas imunossuprimidas ou sem a proteção vacinal completa possam ter problemas graves de saúde.

Agende e venha fazer seu teste hoje

Verificando se contraiu a doença, é possível considerar tratamentos eficazes, além de proteger quem você ama por meio do distanciamento.

Agende o exame que desejar, seja teste rápido de antígeno ou o PCR. Marque por meio do WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou telefone 3269-7008 e faça ainda hoje, com resultados em até 24h. 

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).