A hematologia trata-se do estudo do sangue e é uma área médica importante para tratar principalmente doenças como trombose, anemia, linfoma e leucemia. Por serem condições relacionadas ao sangue, é o hematologista que ficará responsável pelo tratamento.

Afinal, é ele quem está apto para identificar irregularidades na taxa dos glóbulos vermelhos, dos glóbulos brancos e das plaquetas, além de investigar os órgãos como a medula óssea, gânglio linfáticos e o baço.

O sangue é um dos recursos mais utilizados para a avaliação do estado de saúde dos pacientes. É bem comum que o hematologista e médicos de outras especialidades solicitem um hemograma para um diagnóstico mais completo.

Exames de sangue na rotina são mais importantes do que você pensa

A manutenção do corpo humano está diretamente ligada ao sangue. Esse tecido vivo e renovável é o principal transportador de substâncias para os nossos órgãos e também funciona como parte natural da defesa do organismo.

O exame de hemograma

O hemograma é o exame que avalia quantitativa e qualitativamente os elementos celulares do sangue. É o exame complementar mais requerido nas consultas, fazendo parte de todas as revisões de saúde e rotina de exames, pois é uma triagem muito útil e fornece informações valiosas sobre o paciente, muitas vezes tomadas como ponto de partida para a maioria das investigações médicas.

O hemograma tem o propósito de avaliar a condição do sangue e seus tecidos formadores (em especial a medula óssea) pode ser uma indicação de alguma doença presente em outros órgãos. Resultados anormais podem indicar a presença de uma variedade de condições, incluindo anemias, leucemias e infecções, muitas vezes antes mesmo que o paciente apresente os sintomas da doença. Olha como é importante!

Mas quando procurar um hematologista?

Geralmente, os pacientes são encaminhados para um hematologista após consultarem com um médico de outra especialidade, já que ser um profissional focado nos componentes do sangue é essencial para dar suporte ao atendimento em determinadas circunstâncias.

Exames que um hematologista pode solicitar:

• Teste imunológico;
  • Hemograma;
  • Metabolismo do ferro;
  • Coagulograma;
  • Mielograma e biópsia de medula.

Quais sintomas podem indicar problemas no sangue?

Fique atento aos sinais pertinentes às doenças no sangue, como:

• Alterações na cor da pele;
  • Maior viscosidade do sangue;
  • Fadiga e falta de fôlego;
  • Perdas excessivas de sangue;
  • Hematomas;
  • Surgimento de manchas vermelhas na pele;
  • Inchaço e dores nas articulações;
  • Predisposição para determinadas infecções.

NA GRANATO TEM HEMATOLOGISTA!

De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), a Hematologia é uma das áreas da medicina que mais avança em novos tratamentos e técnicas diagnósticas devido ao estudo destinado à genética.
Saiba mais:https://policlinicagranato.com.br/servicos-medicos/consulta-popular-hematologista/

Ou agende sua consulta através de um nossos canais telefônicos:

WhatsApp: 21 99286-6269

Telefone: 3269-7008

Horário de atendimento:

Segunda a Sexta de 7h às 19h e aos Sábados de 7h às 15h.⠀⠀⠀ ⠀⠀

Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109, Galeria Pedra Bonita – Em frente ao metrô de São Conrado.

Esperamos por você!