O que é Síndrome do Pânico
Publicado em 29 de Janeiro de 2019 por Policlínica Granato
A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo que não haja motivo algum para isso ou sinais de perigo iminente.
Quem sofre do Transtorno de Pânico sofre crises de medo agudo de modo recorrente e inesperado. Além disso, as crises são seguidas de preocupação persistente com a possibilidade de ter novos ataques e com as consequências desses ataques, seja dificultando a rotina do dia a dia, seja por medo de perder o controle, enlouquecer ou ter um ataque no coração.
Causas
Alguns estudos indicam que a resposta natural do corpo a situações de perigo esteja diretamente envolvida nas crises de pânico. Apesar disso, ainda não está claro por que esses ataques acontecem em situações nas quais não há qualquer evidência de perigo iminente.
Sintomas
- Sensação de perigo iminente;
- Medo de perder o controle;
- Medo da morte ou de uma tragédia iminente;
- Sentimentos de indiferença;
- Sensação de estar fora da realidade;
- Dormência e formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto;
- Palpitações, ritmo cardíaco acelerado e taquicardia;
- Sudorese;
- Tremores;
- Dificuldade para respirar, falta de ar e sufocamento;
- Hiperventilação;
- Calafrios;
- Ondas de calor;
- Náusea;
- Dores abdominais;
- Dores no peito e desconforto;
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Desmaio;
- Sensação de estar com a garganta fechando;
- Dificuldade para engolir;
Ataques de pânico característicos da síndrome geralmente acontecem de repente e sem aviso prévio, em qualquer período do dia e também em qualquer situação, como enquanto a pessoa está dirigindo, fazendo compras no shopping, em meio a uma reunião de trabalho ou até mesmo dormindo.
O pico das crises de pânico geralmente dura cerca de 10 a 20 minutos, mas pode variar dependendo da pessoa e da intensidade do ataque. Além disso, alguns sintomas podem continuar por uma hora ou mais. É bom ficar atento, pois muitas vezes um ataque de pânico pode ser confundido com um ataque cardíaco.
Se você teve qualquer sintoma típico de crises de pânico, procure ajuda médica o quanto antes. Os ataques são difíceis de controlar por conta própria e podem piorar se não houver acompanhamento médico e tratamento adequados.
Na Granato você encontra profissionais capacitados para atender você! Agende agora sua consulta em no Rio de Janeiro, Niterói ou Nova Iguaçu.