Janeiro é o mês que visa alertar sobre a saúde mental. Mas você sabe do que se trata a saúde mental?

Saúde mental é um conceito que engloba desde transtornos como dislexia, autismo, síndrome de Down, demência senil, depressão, até distúrbios psicológicos e de comportamento (ansiedade e estresse, por exemplo) diretamente relacionados com as condições de vida impostas pela sociedade atual.

Estima-se que em cada 100 pessoas, 30 sofram, ou venham a sofrer de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave.

Problemas de saúde mental mais frequentes

• Ansiedade;
  • Mal-estar psicológico ou stress continuado;
  • Depressão (doença mental mais frequente);
  • Dependência de álcool e outras drogas;
  • Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia;
  • Atraso mental;
  • Demências.

Quem pode ser afectado?

Todos nós podemos ser afetados, ao longo da vida, por problemas de saúde mental.
Momentos de transição, como ida para escola, adolescência, menopausa, envelhecimento e as perdas, como morte, divórcio, desemprego, são exemplos do que pode ser a causa de perturbações da saúde mental. Também, factores genéticos infecciosos ou traumáticos, podem também estar na origem de doenças mentais graves.

Falsos conceitos sobre a doença mental

Pessoas que possuem problemas de saúde mental, são muitas vezes incompreendidas e até marginalizadas, devido a falsos conceitos, como:

• As doenças mentais são fruto da imaginação;
  • As doenças mentais não têm cura;
  • As pessoas com problemas mentais são pouco inteligentes, preguiçosas, imprevisíveis ou perigosas.

Estes falsos conceitos, fazem com que muitas pessoas tenham vergonha e não procurem tratamento. Isso é um agravante, pois, quanto mais cedo for o tratamento, mais eficaz é a recuperação.  Inclusive doenças mais graves são possíveis de controlar e reduzir os sintomas.

Os indivíduos afectados por problemas de saúde mental são cidadãos de pleno direito, assim, o envolvimento das famílias nos cuidados e na reabilitação destas pessoas é reconhecido como factor chave no sucesso do tratamento.

O que fazer para manter uma boa saúde mental

• Não se isole;
  • Reforce os laços familiares e de amizade;
  • Diversifique os seus interesses;
  • Mantenha-se intelectual e fisicamente activo;
  • Consulte o seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.

Policlínica Granato conta com Clínicos Gerais prontos para atender você e tirar todas as suas dúvidas. Marque agora a sua consulta. Você encontra a clínica em diversas unidades  no Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu.

* Lembrando que durante o mês de Janeiro, fazendo um check-up, você ganha R$40 de desconto na consulta com cardiologista.