No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Os números são assustadores e com isso temos o Novembro Azul, campanha de conscientização e prevenção do câncer que mata cerca de 28,6% da população masculina.

O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

O diagnóstico precoce salva vidas. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

Em uma pesquisa realizada pela revista SAÚDE e pela área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, mais de um terço dos homens disseram não ir ao médico pelo menos uma vez ao ano. Entre eles, 59% responderam que não costumam frequentar o urologista.

Enquanto isso, dados do Inca divulgados em 2017, mostraram que no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. São dados como esse que reforçam o valor da campanha e as vantagens de sempre estar de olho na própria saúde.

Sobre os sinais e sintomas, o câncer de próstata tende a ser uma doença silenciosa, de comportamento indolente e sem causar sintoma aparente. Os sinais mais comuns são dificuldade para urinar e sangue na urina

Realizar os exames preventivos é a forma mais efetiva de evitar doenças e ter uma vida tranquila. A conscientização a respeito do tema é um dos passos para que os homens mudem sua rotina de cuidados e passem a frequentar os consultórios.

Neste mês de novembro, faça um exame preventivo com a Granato por R$ 185,00 ou 10x de R$18,50.

Cuidar da saúde é preservar a sua vida!