O Novembro Azul foi pensado para prevenir o câncer de próstata e é um dos movimentos de grande destaque no ano quando o assunto é saúde. Essa campanha ajuda a conscientizar a população masculina sobre a importância do exame de toque e, consequentemente, de um diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em pesquisa feita recentemente pela revista SAÚDE e pela área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, mais de um terço dos homens disseram não ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para acompanhar a saúde. Entre eles, 59% responderam que não costumam frequentar o urologista. Enquanto isso, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgados em 2017 mostraram que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. São dados como esse que reforçam o valor da campanha e as vantagens sempre estar de olho na própria saúde.

O Dr. Rodrigo César Pinto, urologista que atua na Policlínica Granato, chama atenção para a faixa etária em que o homem está mais propenso a desenvolver a doença e também para quem são as pessoas com maior tendência para esse câncer: “O câncer de próstata é mais comum em homens com mais de 65 anos de idade, mas indicamos começar a avaliação a partir dos 40 anos de idade. Além disso, quem é afrodescendente ou tiver histórico familiar para câncer de próstata acaba tendo mais chances de ter um diagnóstico positivo. Estudos já mostram também que a obesidade implica no risco maior desse câncer”.

Sobre os sinais e sintomas, o médico ressalta que o câncer de próstata tende a ser uma doença silenciosa, de comportamento indolente e sem causar sintoma aparente. “Quando ocorrem, os sinais mais comuns são dificuldade para urinar e sangue na urina”, completou. O Dr. Rodrigo Pinto também deu detalhes do tratamento e disse que o importante é ter em mente que, se diagnosticado precocemente, as taxas de cura são altas: “Os tratamentos em fase inicial podem ser cirurgia e radioterapia. Somente em casos mais avançados pode ser que sejam necessárias outras terapias, como a hormonioterapia ou a quimioterapia”.

Realizar os exames preventivos é a forma mais efetiva de impedir doenças e ter uma vida tranquila. A conscientização a respeito do tema é um dos passos para que os homens mudem sua rotina de cuidados e passem a frequentar os consultórios.

Neste mês de novembro a Granato está oferecendo um desconto de R$ 40,00 nas consultas com urologistas. Para ter direito ao valor promocional, basta informar que viu esse post.

Clique aqui e agende uma consulta com um de nossos profissionais!