No mês de combate ao câncer de próstata, precisamos falar do exame PSA Total (ou PSAT), que é um aliado importantíssimo no diagnóstico da doença.

Apesar da sua enorme relevância, nem todo mundo sabe exatamente o que é o PSA ou para o que ele serve, muito menos de que ele pode fazer a diferença na hora de identificar o tumor.

Por isso, a Granato separou algumas informações que você precisa saber sobre o exame.

O que é?

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é um exame realizado através da colete de sangue, que mede os níveis da proteína de mesmo nome produzida pela próstata.

Quando há alterações nos níveis de PSA do paciente, isso pode indicar diversos problemas de saúde ou doenças, sendo uma das mais perigosas o câncer de próstata.

Para o que serve o PSA?

Junto com o exame de toque retal, o PSA é um procedimento essencial no diagnóstico do câncer de próstata, assim como no monitoramento da saúde da próstata do paciente.

Esses exames se tornam ainda mais importantes no caso de câncer de próstata, já que muitos casos são assintomáticos em sua fase inicial. Dessa forma, somente o PSA e o exame de toque possibilitam um diagnóstico precoce e, consequentemente, um tratamento mais eficaz.

Além disso, ele também é necessário para o acompanhamento de casos de doenças benignas, como a hiperplasia prostática, para a prevenção de problemas mais sérios.

Quando é indicado fazer?

Se o paciente perceber algum sintoma suspeito (como dificuldade para urinar ou disfunção erétil), o indicado é já procurar o urologista e realizar os exames médicos.

Entretanto, como já mencionamos, muitos casos de câncer de próstata são assintomáticos no início, então existem outras indicações de quando realizar o PSA:

• Homens a partir de 50 anos já podem começar a conversar com o médico e discutir a necessidade do exame
  • A partir dos 70 anos, a recomendação é que o exame seja feito a cada 2 anos
  • Pacientes com histórico familiar de câncer de próstata

É importante destacar que a necessidade do exame e a sua frequência variam de acordo com as individualidades de cada paciente. Então, não deixe de ir frequentemente no médico para uma avaliação adequada!

Como me preparar para o exame?

Antes de qualquer exame, seja laboratorial ou de imagem, é necessário entrar em contato com a clínica ou hospital que vai realizá-lo para se informar sobre as especificações do preparo.

Normalmente, o preparo para o PSA é bastante simples, sendo recomendado:

• Não ter relações sexuais ou ejaculação nas 48 horas que antecedem o exame
  • Evitar exercícios e atividades físicas intensas também durante esse tempo, já que elas podem elevar temporariamente o nível de PSA
  • Informar ao médico ou ao técnico qualquer tipo de medicamento que esteja tomando (algumas medicações podem afetar o resultado do exame)

O PSA substitui o exame de toque?

Algumas pessoas podem achar que basta fazer um dos exames, mas na verdade os dois são complementares e necessários para o diagnóstico.

Em outras palavras: o PSA NÃO substitui o exame de toque retal!

Mais uma vez, reforçamos que um diagnóstico precoce aumenta consideravelmente a eficácia do tratamento e as chances de recuperação, assim como a qualidade de vida da paciente.

Na Granato, você encontra o check-up Novembro Azul, em condições exclusivas, para cuidar da sua saúde!

Entre em contato para saber mais e fazer o seu agendamento:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008

Granato Policlínica: tudo o que a sua saúde precisa. 💙