Mitos e verdades sobre hepatites
Publicado em 18 de Julho de 2023 por Granato Policlínica
Você sabia que, na maioria dos casos de hepatites, a pessoa sequer sabe que está com a doença?
Por ser dividida entre diversos tipos, a hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada por diversos fatores, o que causa muitas dúvidas e dificulta para o paciente perceber que pode estar infectado.
Por isso, a Granato separou 5 mitos e verdades que você precisa saber sobre as hepatites.
1. “HEPATITE PODE EVOLUIR PARA CIRROSE OU ATÉ CÂNCER”
Verdade!
Apesar de cada tipo ter um desenvolvimento diferente, é muito comum as hepatites B e C piorarem e evoluírem para estágios crônicos.
Mas fique tranquilo que isso normalmente acontece somente quando elas não são tratadas corretamente, aumentando o risco de doenças sérias como a cirrose ou até o câncer de fígado.
2. “HEPATITE NÃO CAUSA SINTOMAS”
Mito!
Muito provavelmente, você já ouviu falar que a hepatite é uma doença silenciosa, ou seja, que não apresenta sintomas.
Entretanto, por mais que existam casos assintomáticos (principalmente no estágio inicial), as hepatites podem sim causar inúmeros sintomas, inclusive com intensidade e duração diferentes em cada pessoa.
Os sinais mais comuns são tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele ou olhos amarelados e urina escura.
3. “HEPATITE A NÃO TEM CURA”
Mito!
É comum escutar que a hepatite A não tem cura, mas a história não é bem assim.
O que acontece é que não existe um tratamento específico para combater esse vírus, mas existem cuidados que aliviam os sintomas e permitem que o organismo se recupere “espontaneamente”.
Geralmente, a doença não dura muito tempo, sendo o suficiente que a pessoa tenha uma boa alimentação, se mantenha hidratada, repouse e, é claro, faça o acompanhamento médico.
4. “EXISTE VACINA PARA HEPATITE”
Verdade!
Mas é preciso destacar que só as hepatites tipo A e B podem ser prevenidas com vacina.
A hepatite D também acaba sendo prevenida pela vacina porque só é possível contrai-la se a pessoa estiver infectado com o vírus da B. Ou seja, se você se vacina contra a B, é impossível pegar o vírus da D.
5. “HEPATITE B E C PODEM SER TRANSMITIDAS PELO SEXO”
Verdade!
A hepatite B é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), já que a sua forma mais comum de transmissão é através do sexo desprotegido.
Já a hepatite C não é considerada propriamente uma IST porque a sua transmissão é através do contato direto com o sangue de uma pessoa infectada. Entretanto, apesar de ser raro, é sim possível contrair o vírus através do sexo.
Por isso, o uso da camisinha é imprescindível para se prevenir não só dessas duas doenças, mas de diversas ISTs.
Ir regularmente no médico para fazer um check-up ou procurar o especialista em casos de suspeita de hepatites faz toda a diferença para um diagnóstico precoce e, consequentemente, um tratamento mais eficaz.
Então, não perca mais tempo! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:
📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269
Granato Policlínica: tudo o que a sua saúde precisa. 💚