No mês de março acontece a conscientização sobre o câncer de cólon ou câncer colorretal, por meio de campanhas feitas pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia em parceria com o Ministério da Saúde, no chamado março azul.

As ações deste mês, simbolizadas pela cor azul marinho, tem como foco a informação sobre esse tipo de doença, que afeta homens e mulheres, quase sempre a partir dos 50 anos, causando problemas nas regiões do ânus, cólon e reto.

Abaixo vamos entender um pouco mais sobre o câncer, seus sintomas e tratamentos, além de indicar o melhor caminho para quem quer saber como prevenir a doença. Confira:

Sintomas

Os primeiros sintomas da doença podem ser percebidos a partir de dores e problemas desencadeados a partir do intestino grosso, nas regiões do colo, reto e ânus.

Um dos primeiros sinais do câncer colorretal que se sinaliza do lado direito são diarréias e anemias fortes. Já no lado esquerdo, é possível sentir uma forte vontade de evacuar em todo o momento, além de muco e fezes em fitas, por exemplo.

Essa questão mostra a importância de notar tudo o que sai durante a evacuação, sempre tentando entender se a aparência está boa, se existe a presença de sangue e principalmente se existe dor ou desconforto frequente.

Prevenção

Existem dois caminhos de prevenção da doença que podem ser considerados pelos especialistas, em especial os Proctologistas e os Gastroenterologistas.

O primeiro deles se dá a partir de uma boa alimentação, em uma dieta rica em nutrientes, sobretudo a partir da diminuição da ingestão de carne vermelha.

A outra forma de prevenção acontece a partir de um diagnóstico prévio, a partir de exames específicos e solicitados pelos profissionais, que podem entender a situação de possíveis lesões malignas e não malignas, além de reduzir drasticamente a mortalidade.

Geralmente os exames são feitos a partir de amostras de sangue e também por meio da colonoscopia um exame de imagem que verifica de perto a situação no órgão do paciente, compreendendo de perto os lugares com uma incidência da doença.

Isso tudo aumenta as chances de um tratamento saudável e melhora a disposição da pessoa logo após a descoberta, evitando também sessões de quimioterapia, por exemplo.

Procure nossos especialistas

Com a Granato você tem acesso aos melhores profissionais para prevenir ou tratar doenças de cólon. Somente os Proctologistas e os Gastroenterologistas são indicados para entender tratamentos e diagnósticos com o olhar e cuidado que você merece.

Agende hoje mesmo sua consulta com nosso proctologista e também com um gastroenterologista, ou entre em contato por meio de nossos canais de comunicação: Whatsapp: 99286-6269 ou telefone: 3269-7008.

Horário de atendimento Granato

Segunda a sexta de 7h às 19h e aos sábados de 7h às 15h.

Estrada da Gávea, 817, loja 109, Galeria Pedra Bonita 

(Em frente ao metrô de São Conrado)