Acúmulo de gordura, celulite, desconforto com o próprio corpo… esses são alguns fatores que podem ser causados tanto por lipedema quanto por obesidade. Mas você sabia que as duas são doenças diferentes?

Apesar de terem alguns sintomas semelhantes e poderem ser confundidas (principalmente visualmente), as condições têm características, causas e tratamento distintos.

Por isso, para tirar de vez todas as dúvidas, a Granato vem te explicar o que é cada uma delas e suas principais diferenças.

O que é lipedema?

A sua principal característica é o acúmulo desproporcional de gordura principalmente nas extremidades inferiores do corpo. Geralmente, as partes mais afetadas são as pernas e coxas, mas também pode aparecer nos quadris e braços.

Por vezes, a doença é subdiagnosticada porque pode ser confundida com outras condições, como a obesidade. Entretanto, além da distribuição irregular, a gordura do lipedema não costuma diminuir apenas com dietas e exercícios físicos.

A condição é mais comum em mulheres e pode causar dor e sensibilidade, além de facilitar contusões e aparecimento de hematomas na região afetada.

Quais são os principais sintomas do lipedema?

O tipo ou intensidade dos sintomas podem variar de acordo com cada caso, mas os mais comuns são:

• Aumento desproporcional do tecido adiposo em alguma região do corpo
  • Sensibilidade ao toque
  • Inchaço nas pernas ou sensação de pernas pesadas
  • Pele com aspecto de celulite ou flacidez repentina
  • Formação de nódulos palpáveis sob a pele
  • Hematomas ou manchas que surgem de maneira espontânea ou com muita facilidade
  • Dores e alterações nas articulações

O que é obesidade?

É uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, geralmente resultado de um desequilíbrio entre a ingestão de alimentos e o gasto de energia.

Embora o excesso de peso seja uma característica visível da obesidade, sua natureza vai além da estética, envolvendo uma interação complexa de fatores genéticos, ambientais, comportamentais e metabólicos.

Além do desconforto físico, o seu grande perigo é o aumento significativo de risco de outras doenças sérias, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, apneia do sono, certos tipos de câncer e problemas articulares.

Só no Brasil, estima-se que quase 1/4 da população seja obesa; mas a doença não é uma preocupação só por aqui. Por causa do ritmo cada vez mais acelerado da rotina e níveis cada vez mais altos de estresse, o obesidade é uma questão de saúde pública global.

Lipedema x obesidade: principais diferenças

Como já deve ter dado para perceber, as doenças têm muito mais diferenças do que fatores em comum. Apesar das duas envolverem acúmulo de gordura, a própria distribuição não se dá de forma semelhante, assim como as causas e fatores desencadeantes são muito diferentes.

No caso da obesidade, o ganho de peso normalmente é generalizado, afetando diversas partes do corpo, e está fortemente ligada ao surgimento de outras doenças crônicas. Já o lipedema é uma condição mais específica, caracterizada pelo acúmulo desproporcional de gordura e frequentemente é desencadeado por questões hormonais.

Outra diferença são os sintomas que acompanham cada doença e suas implicações para a saúde. Apesar de causar limitações no corpo, a obesidade não causa dores específicas por causa do acúmulo de gordura. Os incômodos que podem surgir, como dor nas costas ou no joelho, são decorrentes do peso excessivo que acaba forçando a sustentação do corpo.

Enquanto o lipedema, na grande maioria das vezes, é acompanhado de dor, sensibilidade e desconforto, que podem ser intensificados mesmo com toques leves na área afetada.

Entender essas diferenças é essencial para facilitar o diagnóstico e para um tratamento direcionado de maneira adequada. Então, não foque só no lado estético: preste atenção em outros fatores que podem te ajudar a identificar o problema e não deixe de procurar ajuda médica!

Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269