A gota é uma doença inflamatória que acomete sobretudo as articulações quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia). Também pode ser chamada de Doença dos Reis.

Sintomas de Gota:

• Dor intensa na articulação que dura alguns dias e piora o movimento.
  • Articulação quente, dolorida e avermelhada.

A dor intensa na articulação, geralmente, dura cerca de 12 a 24 horas, no entanto, após a dor, o indivíduo pode sentir desconforto na articulação afetada, principalmente ao mover, que pode durar de dias a semanas.

Causas:

A gota é causada quando há excesso de ácido úrico no sangue que se acumula, formando cristais de uratose. Esses cristais são eliminados pela urina, porém, quando o corpo produz muito ácido úrico ou os rins eliminam pouco desse ácido, ele pode se acumular nas articulações, originando a gota.
O excesso pode ser causado por:

• Ingestão inadequada de medicamentos;
  • Uso exagerado de diuréticos;
  • Abuso do álcool;
  • Consumo exagerado de alimentos ricos em proteínas, como as carnes vermelhas, miúdos, frutos do mar e leguminosas, como ervilhas, feijão ou lentilha;
  • Diabetes;
  • Hipertensão arterial não controlada;
  • Arteriosclerose (doença vascular crónica).

Além disso, indivíduos com histórico familiar de gota têm mais probabilidade de desenvolver esta doença.

Tratamento:

As crises da gota têm cura, e o que se pode fazer é:

• Melhorar a alimentação para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue;
  • Uso de medicamentos.

Para evitar que aconteçam crises de gota e que surjam complicações irreversíveis, como deformações nas articulações, Esteja sempre com a sua saúde em dia.

Na Policlínica Granato você encontra Reumastologista no Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu, prontos para atender você. Marque agora a sua consulta.