Após ser selecionado em um Concurso Público, um servidor precisa fazer alguns exames para tomar posse. Essa obrigatoriedade ainda faz parte da seleção dos candidatos, ou seja, eliminatória. 

 

O procedimento é feito para saber se os colaboradores têm as condições necessárias para cumprir com suas obrigações, desde o treinamento até o trabalho de fato. Os exames são analisados por uma junta médica da banca examinadora, que decide se o candidato está apto ou não para a vaga, ou seja, para ser empossado.

 

Quais são os exames realizados?

 

Embora cada edital tenha suas exigências, alguns exames gerais costumam ser pedidos com frequência, como os de sangue e urina. Além disso, outros que também podem ser pedidos são:

  • Clínico Geral: avalia peso, altura, pressão arterial e até alguns sistemas como o cárdio-respiratório e digestivo;
  • Psiquiátrica: avalia as condições emocionais e possíveis transtornos mentais;
  • Oftalmológico: avaliam se você precisa de óculos ou não e como está sua saúde ocular.

 

Esses foram só alguns exemplos dos tipos de exames, mas de toda forma você deve conferir a lista do concurso que se refere a sua vaga especificamente, para se ater aos seus requisitos.

 

Existem doenças ou condições eliminatórias?

 

Embora cada situação seja diferente da outra, existem algumas doenças que podem impedir que você assuma um cargo público, como: cardiorrespiratórias, psiquiátricas (antigas ou atuais), endócrinas e metabólicas e até tumores. 

 

Para mais, tatuagens, mesmo que não sejam doenças, também podem ser um aspecto eliminatório. Mesmo que elas sejam mais comuns hoje em dia, ainda podem ser vistas como um empecilho a um cargo público. Por isso, geralmente são analisados os desenhos da tatuagem, seu significado e onde estão localizadas em seu corpo.

 

Assim, novamente reforçamos a necessidade de saber quais são as condições físicas necessárias para que você tome posse. Às vezes nada disso é um fator reprovatório, então atente-se às instruções do seu concurso. 

 

Além disso, também é de suma importância que você faça os exames com rapidez, afinal depois dos aprovados terem sido divulgados, o tempo voa. Na Granato você consegue fazer uma gama extensa de exames com a agilidade e a segurança de terem sido realizados e analisados em um local de extrema confiança. Os resultados saem no mesmo dia* e assim você pode focar no seu futuro!

 

*Com exceção do exame toxicológico, cujo prazo é de cinco dias para entrega.