Você já fez algum exame de creatinina?

Mesmo que não tenha certeza, muito provavelmente essa resposta é sim, já que ele é importantíssimo para a saúde do rim.

E como março é o mês de prevenção das doenças renais, a Granato preparou algumas informações que você precisa saber sobre o exame.

O que é a creatinina?

A creatinina é o resultado do uso da creatina produzida pelo músculo, que é filtrada e eliminada pelos rins. Por isso, o seu nível no sangue ajuda a identificar algum problema ou alteração no funcionamento do órgão.

Normalmente, as taxas de creatinina são medidas durante o exame de sangue, mas também é possível fazer a avalição pelo exame de urina.

Quando fazer o exame?

De uma maneira geral, ele é pedido para uma avaliação de rotina do funcionamento dos rins, mesmo que não apresente sintomas – por isso falamos lá no início que é muito provável que você já tenha feito.

Em outros casos, pacientes que possuem histórico familiar de doenças nos rins ou que apresentem algum sintoma renal (como cansaço excessivo, inchaço e dor na região lombar, perda de apetite, além de alteração na frequência urinária) devem realizar o exame com urgência.

Como me preparar para o exame?

Isso pode mudar dependendo do laboratório e do tipo de exame, mas na Granato Policlínica não é necessário fazer nenhum tipo preparado nem jejum.

A única indicação é informar ao médico caso esteja fazendo o uso regular de algum medicamento, já que isso pode interferir no resultado.

Aproveitando para lembrar que, até o dia 11 de março, a Granato está com uma condição exclusiva: exame de creatinina GRÁTIS para todos os pacientes. Saiba mais!

Como evitar alterações na creatinina?

Um alto nível da substância no corpo pode indicar diferentes tipos de problemas, mas os mais comuns são pedra no rim, infecção renal ou até uso excessivo de medicamentos e creatina.

Então, a melhor forma de prevenção é ir regularmente ao médico e ter hábitos mais saudáveis, como manter uma alimentação balanceada, uma rotina de exercícios físicos e beber diariamente a quantidade de água recomendada para o seu organismo (35 ml por quilo corporal).

Já em casos de doenças crônicas ou aparecimento de sintomas renais, não hesite em procurar o nefrologista e jamais faça o uso de automedicação.

Na Granato Policlínica, você encontra exames médicos a preços populares e faz tudo o que precisa em um só lugar. Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de atendimento: (21) 3251-8103
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269

Granato Policlínica: tudo o que a sua saúde precisa.