A colposcopia é essencial para identificar um possível câncer de colo de útero

Você sabia que mais da metade da população brasileira jovem está infectada com o HPV, vírus causador do câncer de colo de útero e de outros tipos de tumor? A estimativa é de um estudo feito pelo Ministério da Saúde. Quando há indício de células cervicais anómalas, o rastreio através da colposcopia é um passo fundamental para a prevenção do cancro do colo do útero.

colposcopia é um exame realizado pelo ginecologista para avaliar a vulva, a vagina e o colo do útero de forma bem detalhada, buscando sinais que podem indicar inflamação​ ou presença de doenças, como HPV e câncer no colo do útero. Esse exame é complementar aos outros que também devem ser feitos, e é uma parte importante da prevenção que visa diagnosticar lesões que antecedem o câncer.

A colposcopia normalmente é solicitada pelo médico após um resultado anormal do papanicolau. Nem todas as mulheres com um teste anormal de rastreio do colo do útero vão precisar de tratamento.

Como é feito o exame?

Durante o exame, a mulher deve retirar a roupa da parte inferior do corpo e deitar na maca do ginecologista com as pernas afastadas.

1. Um pequeno instrumento chamado “espéculo” será introduzido na vagina, para manter o canal vaginal aberto e permitir uma melhor observação;
  2. O colposcópio, equipamento que parece um binóculo, é colocado em frente à mulher para permitir uma visão aumentada da vagina, vulva e colo do útero;
  3. O médico vai aplicar alguns produtos no colo do útero para identificar alterações na região que podem causar um leve ardor.

Caso sejam identificadas alterações, o médico pode coletar uma pequena amostra da região para enviar para biópsia em um laboratório.

Importante: Esse exame não dói, mas pode ser um pouco desconfortável por alguns minutos.

Normalmente, esse é considerado um exame difícil de marcar e caro, podendo custar até R$ 600,00. A Policlínica Granato é a maior rede de clínica popular do Rio de Janeiro, onde você consegue agendar uma colposcopia no tempo que você precisa e por um preço justo. O agendamento é bem fác