Quando trata-se de queixas no aparelho digestivo, comumente os sintomas são azia, queimação, refluxo, dor e inchaço na região abdominal. Frequentes ou não, esses indícios devem ser investigados a fundo, já- que podem estar ligados a problemas como gastrite, úlcera e afins.

Nesse caso, uma consulta com o gastroenterologista é indispensável, assim como o exame de endoscopia digestiva alta, indicado para identificar alterações que podem ocorrer no esôfago, estômago e intestino delgado.

Com o paciente sedado, o exame é realizado através de um tubo fino (endoscópio) e em uma das extremidades que será introduzida pela boca, há uma câmera para capturar imagens dentro do organismo do paciente.

Normalmente os pacientes não sentem dor e, em muitos casos, não se recordam do procedimento.
Quais doenças a endoscopia pode detectar?
A endoscopia é vista como um excelente exame preventivo, uma vez que detecta as principais doenças que atingem o sistema gastrointestinal. A endoscopia é solicitada quando apresentados os sintomas citados no início e também quando identificadas alterações em órgãos como o estômago, esôfago e duodeno O exame é capaz de diagnosticar doenças como:

⦁ Gastrite;
⦁ Doença celíaca;
⦁ Esofagite;
⦁ Tumores;
⦁ Câncer – de esôfago, estômago e esôfago;
⦁ Doença do refluxo gastroesofágico.

É importante ressaltar que grande parte dessas doenças podem se agravar com o passar do tempo. Sendo assim, o diagnóstico precoce se torna ainda mais indispensável para tratá-las. Ou seja, se o seu médico solicitar uma endoscopia, não hesite! Quanto mais cedo vier o diagnóstico maiores são as chances de cura.

Colonoscopia

Já o exame de colonoscopia possui uma técnica invasiva para registrar imagens em tempo real do intestino grosso e parte final do intestino delgado. Para isso, um aparelho chamado de colonoscópio é introduzido no ânus do paciente, sob sedação, e avalia a presença de câncer colorretal, doenças inflamatórias intestinais, retocolite ulcerativa, pólipos e outras disfunções.

O procedimento também é essencial para entender a causa de diarreias crônicas, sangramentos flagrados pelo teste de sangue porém oculto nas fezes e anemia sem causa palpável. Durante o processo, o colonoscópio é munido de instrumentos que conseguem retirar pólipos (que podem originar um câncer ou provocar incômodos) e extrair fragmentos do intestino para a realização de biópsias.

Dentre as causas mais comuns para se indicar a realização de uma colonoscopia estão:

⦁ Exame para detectar o câncer de cólon;
⦁ Apuração de sangramento intestinal;
⦁ Mudanças nos hábitos intestinais, como diarreia persistente;
⦁ Anemia por deficiência de ferro;
⦁ Acompanhamento de pólipos intestinais;
⦁ Dor abdominal crônica e sem causa aparente;
⦁ Comprovação de resultados anormais em exames não invasivos, como radiografias, tomografia computadorizada ou ultrassonografia.

Se você tem identificado os sintomas mencionados neste blog, faça uma consulta com o gastroenterologista e caso já possua os pedidos para endoscopia e colonoscopia, não perca tempo, agende-os o quanto antes.