Após meses de diminuição dos casos da covid-19 — tanto de contaminações quanto de óbitos decorrentes da enfermidade — o Brasil começou a ver os índices aumentarem novamente, seguindo a tendência de outros países, como os Estados Unidos e China.

Esse alerta vem atrelado não somente às variações do vírus, que se tornam cada vez mais inteligentes ao entrarem no organismo e sobreviverem aos obstáculos vindos da vacina, mas também com a flexibilização do uso de máscaras e de outras normas de proteção.

Para entender de fato o que está acontecendo no país em relação à covid-19, é preciso saber mais sobre o atual momento do vírus, as formas de proteção por meio de vacinas e também quais os cuidados básicos para evitar o contágio.

Em que fase estamos agora?

É importante entendermos que o vírus da covid-19 circula no mundo inteiro, em sua maioria, com a variante ômicron, mais especificamente com as subvariantes ômicron B.A e B.A 4, que apresentam maior possibilidade de serem espalhadas.

Neste sentido, uma pessoa que pega covid-19 com uma dessas subvariantes consegue espalhar para mais pessoas, em um tempo considerado anterior ao seu diagnóstico.

Com a possibilidade de viver em meio às normas de segurança contra a covid-19, que parecem mais singelas nas grandes cidades, a probabilidade de pegar a doença se torna cada vez maior, tal como sua identificação a tempo.

Isso acontece justamente por conta da vacinação, que teve uma boa taxa de aderência no Brasil. A resposta imune vem se mostrando potente de acordo com estudos, permitindo que não ocorram muitas mortes, em comparação com o cenário do início da pandemia.

As vacinas vão nos proteger?

A vacina contra a covid-19 não faz com que o vírus não seja adquirido pelo corpo — ainda que os efeitos protetores dela conseguem ser eficazes em  casos graves, nos quais existe a necessidade de internação em hospitais, seguindo cuidados específicos.

Por esse motivo, ainda que ocorra um aumento significativo de casos da doença, as mortes seguem dentro de um índice considerado normal por especialistas.

Neste caso, podemos ver que estar vacinado, seguindo o esquema de vacina determinado na sua região, é uma boa forma de lutar contra o vírus, ainda no aumento de casos.

Quais cuidados podemos tomar?

Os cuidados que devem ser tomados giram em torno das precauções contra a covid. Ou seja, qualquer estratégia que possa prevenir o contágio é válida, especialmente se ela puder ser feita dentro da sua rotina normal, mesmo que de forma coletiva.

Um bom exemplo é o uso constante de máscaras em ambientes fechados, ou em meio a aglomerações. O mesmo vale para o uso de álcool em gel.

No mais, o acompanhamento da saúde, a partir de exames médicos ou de testes pcr covid rio de janeiro são maneiras importantes de combater a proliferação do vírus, para você que planeja se reunir ou estar em contato com pessoas que tenham um histórico de outras doenças.

Na dúvida, faça o teste!

Como dito, é fundamental fazer a testagem da covid. Afinal, verificando se a doença existe, é possível considerar tratamentos eficazes para você manter sua saúde, além de proteger — por meio do distanciamento — aqueles que você ama.

Agende o exame que desejar, seja o teste rápido de antígeno ou o PCR. Marque por meio do WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou telefone 3269-7008 e faça ainda hoje o seu teste. 

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).