A diabetes é um dos diagnósticos mais comuns no Brasil. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a doença é a 5ª mais incidente no país, tendo a estimativa de mais de 20 milhões de pessoas com diagnóstico de diabetes até 2030.

E quando se fala sobre essa doença, principalmente entre pessoas mais jovens, muito se pergunta sobre as formas de tratamento ou até mesmo de reversão do quadro.

No texto a seguir, vamos entender melhor o que é, quais as causas e sintomas da diabetes, compreendendo se é possível revertê-la ou não. Confira:

O que é a diabetes?

A Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome de metabolismo decorrente da falta de insulina ou da incapacidade dela de exercer sua função. A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas, ela é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose.

Sem ela, é provocado um déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Dessa forma, um paciente com diabetes começa a apresentar uma alta taxa de açúcar no sangue de forma permanente.

Essa doença possui alguns tipos:

• 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina.
  • 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção.
  • Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto.
  • Outros tipos decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos.

Sintomas e diagnósticos da diabetes

A diabetes apresenta sintomas que também podem ser segmentados pelos tipos, além de serem determinantes desde um quadro inicial até aquele mais avançado.

No tipo 1, por exemplo, alguns dos sintomas são: vontade de urinar frequente, fome e sede constantes, fraqueza, perda de peso, náuseas, vômitos, mudanças no humor.

Já naquele que é considerado o segundo tipo, as manifestações começam a ser alguns níveis mais graves: infecções frequentes, visão embaçada, cicatrização com dificuldade, furúnculos e formigamentos nos pés.

Para receber o diagnóstico da diabetes é necessário fazer o exame de glicose em jejum, além de outros específicos e também úteis.

É importante saber que alguns fatores podem promover maior risco para que pessoas tenham esse diagnóstico: pessoas com mais de 45 anos, histórico familiar de diabetes, obesidade, sedentarismo, pressão alta e gestantes sem acompanhamento nutricional.

De que forma reverter o quadro?

Ainda não é possível reverter um quadro de diabetes. Porém, algo que se torna viável é controlar os índices de insulina no corpo, seja por meio de uma mudança de rotina até o uso de medicamentos ou, se for o caso, aplicação de insulina.

Além disso, pessoas com pré-diabetes podem melhorar o quadro de saúde correndo atrás de mudanças na qualidade de vida e no cuidado com a saúde.

Dessa forma, é possível que uma pessoa com diagnóstico de pré-diabetes consiga viver sem ter de fato nenhum tipo de diabetes.

Agende hoje mesmo uma consulta

Na Granato, você pode fazer todos os seus exames e consultas para entender o nível de glicose ou para tratar uma diabetes diagnosticada

Se você tem algum tipo de histórico familiar ou tem apresentado os sintomas da doença, é importante marcar uma consulta para cuidar da sua saúde e, quem sabe, diminuir os riscos.

Agende sua consulta por meio do nosso site, ou entrando em contato com os principais canais de atendimento: WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou pelo telefone 3269-7008.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).