Dor nas costas pode ser problema no rim?
Publicado em 25 de Junho de 2024 por Granato Policlínica
Você costuma sentir dor nas costas, principalmente na região lombar do corpo? Se sim, está na hora de ficar de olho porque isso pode ser problema no rim!
A dor nas costas é um sintoma bastante comum no nosso dia a dia, mas nós não devíamos ignorá-la com tanta frequência.
Ela pode ser mais pontual (depois de realizar uma atividade que o corpo não está acostumado) ou ser mais constante (indicando problemas de postura). Entretanto, ela pode indicar problemas mais sérios também, como é o caso de problemas e doenças no rim.
Por isso, a Granato veio falar um pouco mais sobre os problemas renais e seus principais sintomas para te ajudar a ficar mais atento com a saúde.
Por que a dor nas costas é um sintoma renal?
Isso se explica pela localização dos rins no nosso corpo. Esses órgãos ficam localizados na parte posterior do abdômen, próximos da coluna vertebral.
Quando o paciente está com um problema renal, como infecção ou cálculo, por ser uma dor muito intensa, ela pode irradiar para a região lombar do corpo.
Normalmente, essa dor aparece repentinamente, de forma intensa e é sentida mais de um lado do corpo. Entretanto, ela também pode ser persistente, não incomodar muito em um primeiro momento e aparecer dos dois lados.
Quais são os principais problemas renais que causam dor lombar?
Qualquer problema no rins pode gerar esse incômodo na região, entretanto os mais comuns (e mais sérios) são:
- Cálculo renal: pequenas pedras que se formam nos rins podem causar dor aguda e intensa quando se movem ou bloqueiam o trato urinário.
- Infecções renais: também chamadas de pielonefrite, uma infecção nos rins pode provocar febre, mal-estar, enjoo e náusea, além da dor lombar.
- Doenças renais crônicas: condições crônicas podem causar dor contínua na região lombar e precisam ser acompanhadas pelo médico especialista.
Outros sintomas para ficar atento!
Apesar de ser um alto indicativo, a dor nas costas não é o único sintomas de problemas renais.
Por isso, também é importante ficar de olho em sinais como:
- Urina com sangue
- Alterações na urina (mudança de cor, quantidade ou frequência)
- Perdas de apetite
- Perda de peso repentina
- Inchaço nas pernas ou no rosto
- Fadiga e fraqueza extremas
- Enjoo e náusea
- Pressão alta
Quando procurar o médico?
Os rins desempenham funções vitais no nosso corpo – como filtrar toxinas do sangue, regular a pressão arterial e manter o equilíbrio de eletrólitos.
Se não tratados corretamente, problemas nesses órgãos podem trazer outros problemas sérios de saúde, como a insuficiências renal, que pode requerer diálise ou até transplante de rim.
Então, se você estiver sentindo uma dor lombar persistente ou qualquer um dos sintomas citados, não deixe de procurar ajuda médica!
O especialista em problemas renais é o médico nefrologista, mas, se você estiver na dúvida sobre os sintomas, o clínico geral e o urologista também podem realizar exames iniciais e encaminhar para o especialista mais indicado, se for necessário.
Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:
📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269
Granato Policlínica: tudo o que a sua saúde precisa. 💚