A campanha de saúde Fevereiro Roxo tem como propósito apresentar e colocar nas pautas da sociedade os sintomas e tratamentos de três doenças: Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia.

Estes são diagnósticos que, apesar de terem sintomas e até mesmo tratamentos diferentes, apresentam um mesmo tipo de situação: são incuráveis e podem passar despercebidos.

Pode não parecer, mas nem sempre o nosso corpo consegue emitir sinais de que algo está errado.  No artigo abaixo vamos falar o Lúpus e a Fibromialgia, doenças que parecem ser silenciosas, mas que podem ser bem acompanhadas e tratadas ao longo da vida.

Lúpus

O Lúpus tem como principal característica a produção exagerada de proteção pelo corpo, que neste caso são os anticorpos. Ainda que possam parecer sempre necessários, um alto volume pode ter o efeito inverso, e prejudicar o organismo de uma pessoa.

Essa é uma doença conhecida por atacar principalmente mulheres, e costuma a ter efeitos na pele, o maior órgão do corpo humano, podendo se estender para outros.

Alguns dos principais sintomas da doença são:

  • Febre;
  • Lesões na pele;
  • Cansado;
  • Falta de flexibilidade nos músculos;
  • Inchaço em parte do corpo, dentre outros.

Ainda que a doença não tenha cura, é possível ter um tratamento hábil para que o paciente não sofra alterações na sua rotina e na condição física.

Uma das principais questões a ser analisada por profissionais é a área ou órgão do corpo que mais foi afetado, escolhendo então um transplante ou um tratamento na área.

No mais, o repouso, o acompanhamento clínico constante e a distância de raios solares podem fazer parte de uma boa evolução do quadro.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença que atinge principalmente a musculatura do corpo, causando sintomas que vão desde dores constantes até distúrbios psicológicos.

Atingindo grande parte da população feminina, a fibromialgia tem uma ligação direta com os movimentos, dessa forma, consegue ser notada a partir de dores constantes, dificuldade de andar ou fazer exercícios e até mesmo em realizar atividades da rotina de casa.

Alguns dos seus principais sintomas são:

  • Dor prolongada em partes do corpo;
  • Alteração do sono;
  • Alimentação prejudicada;
  • Depressão e ansiedade;
  • Pontos de dores em articulações.

Por ter sintomas que se assemelham a problemas “comuns” do dia a dia, que aparecem após exercícios físicos, locomoção e até mesmo uma má postura, a doença tem maior dificuldade de ser descoberta logo no início.

O ideal é trabalhar com um acompanhamento médico desde as primeiras dores, o que leva aos primeiros exames e consultas, e até mesmo a um tratamento de qualidade, com remédios, fisioterapia, atividades físicas e mudança de hábitos.

Encontre um especialista

Na Granato você tem acesso aos melhores profissionais de Reumatologia, área dedicada a cuidar do Lúpus e da Fibromialgia, investigando e oferecendo o melhor tratamento.

Agende hoje mesmo sua consulta direto pelo site, ou entre em contato por meio de nossos canais de comunicação:

Whatsapp: 99286-6269 ou telefone: 3269-7008.

Horário de atendimento Granato

Segunda a sexta de 7h às 19h e aos sábados de 7h às 15h.

Estrada da Gávea, 817, loja 109, Galeria Pedra Bonita 

(Em frente ao metrô de São Conrado).