Poder ter uma boa noite de sono e recuperar as energias depois de um longo dia de trabalho não é pedir muito, né?

Apesar de dormir bem ser importante até para o bom funcionamento do cérebro, muitas pessoas têm dificuldade por causa de um distúrbio de sono muito comum: a insônia.

Por isso, a Granato separou as principais causas do problema e algumas dicas para você combatê-lo.

Quais são as principais causas da insônia?

A insônia pode ter inúmeras causas (inclusive pode ser o resultado de diferentes fatores combinados), sendo as mais comuns:

  • Estresse: seja pelas preocupações diárias ou por alguma situação traumática, o estresse é uma das principais causas do distúrbio, deixando o cérebro agitado a todo momento.
  • Problemas na saúde mental: além do estresse, doenças psicológicas como a depressão, ansiedade e transtorno bipolar têm impacto direto no sono.
  • Problemas na saúde física: dores crônicas, problemas respiratórios, refluxo gastroesofágico podem causar incômodo e impedir o relaxamento total do corpo.
  • Mudanças no ambiente ou no horário do sono: ter uma nova rotina demanda um certo tempo de adaptação, por isso alterações no tipo do colchão ou do travesseiro, assim como trocar o horário que você dorme, podem desregular o ritmo de sono que o seu corpo já estava acostumado.
  • Hábitos não saudáveis: falta de exercícios físicos, rotina de sono irregular e alimentação desequilibrada contribuem para o mal funcionamento do organismo e para a insônia.
  • Uso excessivo de telas e dispositivos eletrônicos: a exposição à luz azul emitida por esses aparelhos (como celulares e computadores), principalmente antes de dormir, deixa o cérebro agitado, dificultando a noite de sono.

Também é importante destacar que o distúrbio pode ser uma condição temporária ou crônica, e o tratamento adequado para cada caso depende muito do que está causando o problema.

Dicas de como dormir melhor!

Apesar das variadas causas da insônia, existem também algumas dicas que podem te ajudar a ter uma boa noite de sono (ou pelo menos conseguir descansar mais):

  1. Crie um ambiente agradável, com uma cama confortável e temperatura adequada para evitar desconforto e que o sono seja interrompido.
  2. Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de deitar (pelo menos 30 minutos antes)
  3. Tenha horários regulares de sono para adequar o corpo à sua rotina e evite cochilos ao longo do dia
  4. Durma o tempo necessário para a sua idade (o que varia de acordo com a fase de vida das pessoas)
  5. Evite alimentos estimulantes antes de dormir, como o consumo de café ou álcool

Quantas horas eu devo dormir?

O senso comum é de que precisamos dormir 8 horas por dia, mas a verdade é que o tempo de sono necessário varia de acordo com cada pessoa.

O que existe, entretanto, é uma recomendação diária, baseada na idade:

  • 0 a 3 meses: 14 a 17 horas
  • 4 a 11 meses: 12 a 15 horas
  • 1 a 2 anos: 11 a 14 horas
  • 3 a 5 anos: 10 a 13 horas
  • 6 a 13 anos: 9 a 11 horas
  • 14 a 17 anos: 8 a 10 horas
  • 18 a 64 anos: 7 a 9 horas
  • Mais de 65 anos: 7 a 8 horas

Lembrando que esta é uma recomendação geral! Por isso, na prática é importante respeitar as necessidades do seu organismo e as horas que ele leva para descansar.


Se você tem dificuldade para dormir, mesmo seguindo essas dicas, o recomendado é procurar ajuda médica!

Os especialistas mais indicados para lidar com problemas no sono são, inicialmente, o clínico geral (que vai avaliar os sintomas e fazer o encaminhamento) e depois o gastroenterologista, neurologista, o otorrinolaringologista ou o pneumologista.

Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Então, faça já o seu agendamento online ou entre em contato:

📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269

Granato Policlínica: tudo o que a sua saúde precisa. 💚