Como você já deve saber, alguns exames são essenciais para que os profissionais especializados no cuidado da saúde possam ter uma assertividade nos diagnósticos e nos tratamentos. E se tratando de câncer de mama, isso se torna essencial.

No mês de outubro, durante as campanhas do Outubro Rosa, é comum notarmos comunicações que guiam mulheres e seus familiares para a importância dos exames médicos, em especial o ultrassom 3d e a mamografia.

E ainda que haja uma preocupação com a realização desses exames, a partir de um encaminhamento médico, nem sempre é fácil diferenciar essas avaliações.

Para sanar todas essas dúvidas, preparamos uma explicação sobre os principais exames a serem feitos para prevenir ou tratar um câncer de mama inflamatória. Confira abaixo:

O que é o ultrassom?

O ultrassom é um tipo de exame médico em que sons são convertidos em imagens, a partir do auxílio de uma máquina de ultrassom específica, e em meio à locomoção diante do corpo do paciente.

Por exemplo, é comum que façamos ultrassom em acidentes, onde pode ser vista a parte interna do corpo, como órgãos e vasos. Em outro caso, em uma gravidez, é possível identificar o feto, entendendo detalhes sobre o seu desenvolvimento do feto e saúde no geral.

Já no caso das mamas, em um exame preventivo ou de tratamento, o ultrassom trabalha identificando lesões nessa região do corpo, tais como:

  • Nódulos
  • Cistos
  • Secreções

Esse é um tipo de exame indicado para mulheres mais jovens que passam por uma investigação da doença, gestantes que ficam impossibilitadas de fazer exames com radiação ionizante, ou até mesmo aquelas com histórico familiar.

Já a mamografia…

O ultrassom consegue detectar lesões, porém, não pode ser substituído pela mamografia, já que essa é considerada mais eficaz na localização dos focos da doença.

A partir desse exame, que é considerado um raio-x, é possível identificar não apenas as lesões, mas também nódulos, assimetrias e outras formas ainda não tão perceptíveis ou até mesmo palpáveis de um câncer de mama.

A mamografia, diferente do ultrassom, é mais indicada para mulheres a partir dos 35 anos, que já apresentam alguns dos primeiros sinais da doença. Ou até mesmo as que possuem grande risco de ter um diagnóstico do tipo.

O teste acontece a partir da compressão da mama feita pelo mamógrafo rj, um aparelho específico para este tipo de exame. Como resultado, aparecem imagens detalhadas de toda a região, algo que facilita a visualização de médicos especialistas.

Qual o melhor exame a ser feito?

Até aqui, entendemos que cada um dos exames tem suas funcionalidades específicas, dependendo sempre do tipo de gravidade, o perfil da paciente e o foco da investigação médica, sendo ela apenas de averiguação ou de acompanhamento.

Dessa forma, não é possível delimitar um tipo de exame melhor ou pior, sendo ambos importantes e muitas vezes complementares para um bom diagnóstico.

O ideal é entender qual necessidade se relaciona ao seu quadro clínico, além de entender junto ao seu médico que alternativa pode colaborar com uma saúde de qualidade.

Marque já seus exames na Granato

A melhor resposta para as dúvidas relacionadas à saúde está em um atendimento médico de qualidade. Na Granato, você é consultado por especialistas no cuidado com a saúde da mulher, conseguindo fazer exames como ultrassom no rio de janeiro e mamografia com rapidez e qualidade.

Agende sua consulta por meio do nosso site, ou entrando em contato com os principais canais de atendimento: WhatsApp (21) 9 9286-6269 ou pelo telefone 3269-7008.

Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados das 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109 (em frente ao metrô de São Conrado).