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Dicas e cuidados para a saúde dos homens

Dicas e cuidados para a saúde dos homens


A saúde do homem, muitas vezes, é deixada de lado, e isso foi comprovado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Estar desatento à saúde pode favorecer o desenvolvimento de diversas doenças, principalmente daquelas silenciosas, que não manifestam nenhum sintoma.

Pensando nisso, separamos este post com dicas que todo homem deve seguir para manter a sua qualidade de vida. Confira abaixo!

1- Priorize as boas noites de sono.

Com a rotina cada vez mais agitada, muitas pessoas estão deixando a noite de sono em segundo plano. No entanto, priorizar o descanso e o relaxamento é fundamental quando o assunto é manter a saúde em dia.

2- Faça acompanhamento médico.

Você já realizou um check-up neste ano? Os exames preventivos são muito eficazes para reduzir o índice de mortalidade e aumentar a qualidade de vida. Afinal, com essas atividades você tem mais chances de identificar um problema e resolvê-lo da melhor forma.

O indicado é que todos os homens a partir dos 40 anos tenham acompanhamento médico anual.

3- Reduza o estresse.

Por não ser considerado uma doença por algumas pessoas, o estresse é negligenciado, no nosso dia a dia. O problema é que o estresse é um dos fatores (e, às vezes, sintomas) de doenças psicológicas e fisiológicas. Por isso, adotar medidas para reduzi-lo é essencial para ter uma rotina saudável.

A começar pela ingestão regular de água: a hidratação é extremamente necessária para manter o bom funcionamento do organismo e também para reduzir o estresse.

4- Faça atividades físicas regularmente.

O exercício físico além de colaborar para manter o peso ideal, também é fundamental para prevenir doenças cardiovasculares. Com o grande índice de hipertensão na sociedade, devido a uma má alimentação, as pessoas se veem mais necessitadas em praticar atividades físicas regulares para reparar os danos já causados ao organismo.

5- Alimentação saudável.

Prezar por uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Essa atitude ajuda a manter o peso adequado, evitando o sobrepeso.

6- Ingerir alimentos ricos em cálcio diariamente e ficar exposto ao sol todos os dias.

De 10 a 15 minutos, antes das 10h e após às 16h, para fixar e ativar a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio no organismo.

7-  Evitar a ingestão excessiva de álcool e não fumar.

8- Aferir a pressão arterial regularmente (no mínimo, uma vez por ano).

A adoção de hábitos saudáveis, aliás a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. Assim a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. É preciso prestar atenção ao corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. Embora o cuidado deve ser diário. Afinal mudanças de hábitos alimentares, com menos alimentos gordurosos e ultra processados são fundamentais. Evitar estes comportamentos de risco é a chave para uma vida mais longa e saudável.

 É fundamental que os homens se conscientizem sobre a importância de se cuidar.

 

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