Notícias

Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata

Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata

Câncer de próstata
Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata: 17 de novembro

O câncer de próstata é o tumor mais recorrente em homens com mais de 50 anos. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e guarda parte do fluido seminal (parte do sêmen sem espermatozóides).

Novembro foi escolhido como mês oficial da conscientização desta doença, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O “Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Assim surgiu o “Novembro Azul”, movimento que prioriza ações de conscientização sobre o tumor.

Os fatores de risco do câncer de próstata são:

  •  Idade avançada (mais de 50 anos);
  •  Histórico familiar;
  •  Excesso de peso;
  •  Sedentarismo;
  •  Má alimentação.

Na maioria dos casos, o câncer de próstata avança de forma lenta e não apresenta sintomas. O diagnóstico da doença pode ser realizado através de exames laboratoriais e físicos.

O tratamento do câncer de próstata será definido após a obtenção dos resultados referentes à classificação, tamanho do tumor e idade do paciente. Pode consistir no uso de medicamentos, radioterapia ou remoção cirúrgica da próstata. Cada caso deverá ser avaliado para a aplicação correta do tratamento.

É de suma importância que os homens realizem exames preventivos principalmente após os 50 anos, e optem por uma alimentação equilibrada aliada a prática de exercícios regulares, pois são recomendações que auxiliam na prevenção da doença.

Na Policlínica Granato você encontra Urologistas e Proctologistas no Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu prontos para atender você.

Marque agora a sua consulta.

*Lembrando que em apoio ao Novembro Azul, a Granato oferece neste mês um desconto de R$ 50,00 nas consultas com Urologistas em todas as unidades, basta solicitar o desconto no agendamento.
Para saber mais acesse: https://policlinicagranato.com.br/novembro-azul-na-granato/