O que é, sintomas e tratamento: conheça suas características e como lidar com ele.

Hoje celebramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data tem por objetivo divulgar informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.

O autismo atinge pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. É uma doença psiquiátrica que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. Alguns destes sinais são:

  • Ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos repetitivos, deficiência mental;
  • O portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente;
  • Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Apesar de o Autismo não ter cura, alguns métodos alternativos como terapias, medicamentos e é claro, muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.

Caso você conheça alguém que tenha um desses sintomas ou seja diagnosticado com Autismo, apoie suas famílias e os portadores, e seja um disseminador sobre este tema tão importante que merece respeito e conscientização.