Um sinal no corpo que mudou de formato pode ser um aviso de que o paciente está desenvolvendo um melanoma, o mais perigoso entre os tipos de câncer de pele.

Esse tipo de câncer apresenta altos índices de cura quando o diagnóstico é precoce. O que você pode fazer para isso? O autoexame de pintas e manchas, neste caso, é um forte aliado na identificação dos primeiros alertas sobre os diferentes tipos da doença, inclusive o melanoma, que é considerado mais grave.

Detecção precoce

Saiba as cinco regras básicas, que podem ser sintomas de câncer de pele:

Assimetria | Mentalmente, divida a pinta na metade e analise: “Os dois lados são simétricos?” Se forem muito diferentes, este pode ser um sinal.

Borda | Quando a pinta não tem uma borda arredondada e bem delimitada ou se espalha de forma indefinida, pode ser considerado, também, um indício de melanoma.

Cor | Pintas que possuem mais de uma cor ou são muito escuras também podem representar sintomas da doença.

Diâmetro | Apesar das pintas maiores serem mais associadas ao melanoma, não deixe de dar atenção às pequenas também. O câncer pode ser pequeno, especialmente no começo.

Evolução | Após todas as dicas, verifique se as pintas ou manchas mudaram de formato, tamanho ou cor.

Como proceder: 

Quando perceber uma dessas alterações, o paciente já deve procurar um dermatologista para uma avaliação. O tempo é importante no tratamento do câncer de pele, porque quanto mais precoce for o diagnóstico, mais superficial é a doença e com mais chances de cura.

 

É importante lembrar que toda pele deve ser observada, inclusive couro cabeludo e unhas.

Não temos como evitar este câncer, mas podemos minimizar os problemas com o diagnóstico precoce. Por isso, consultar um dermatologista regularmente, é de extrema importância, em especial, para os que possuem muitas pintas no corpo. Certamente este profissional poderá informar o que é preciso para obter um diagnóstico mais preciso.

 

A Policlínica Granato conta com especialistas extremamente capacitados para ajudar você a cuidar da sua pele. Agende a sua consulta com Dermatologista por R$99!