O termo dermatite é utilizado como sinônimo para descrever um padrão de reação inflamatória da pele. É uma reação alérgica que gera sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e formação de pequenas bolhas cheias de líquido transparente, que podem aparecer em algumas áreas do corpo ou espalhadas pelo corpo todo.

Assim sendo a dermatite pode surgir em qualquer idade, até mesmo em bebês, principalmente por alergia ou contato da fralda com a pele. Pode ser causada pelo contato com alguma substância que cause alergia, efeito colateral de algum medicamento, má circulação sanguínea ou pele muito seca, por exemplo.

Algumas dermatites tem cura e o tratamento depende do seu tipo e causa, mas, normalmente, pode ser feito com remédios ou cremes prescritos pelo dermatologista.

Tipos:

Dermatite de contato – erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação são sintomas comuns. Não é contagiosa.

Dermatite atópica – apresenta erupções que coçam e apresentam crostas. É mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

Dermatite seborreica – é uma doença crônica, frequente e recorrente. Ocorre em regiões da pele ricas em glândulas sebáceas como face e couro cabeludo. Existe uma prevalência populacional no lactente nos primeiros meses de vida e no adulto jovem, sendo que acomete principalmente homens.

Dermatite numular –  é uma erupção cutânea persistente que, geralmente, provoca coceira e inflamação caracterizada por manchas em forma de moeda, que apresentam bolhas minúsculas, crostas e escamas. Geralmente afeta pessoas de meia idade e idosos e surge acompanhada de pele seca, sobretudo no inverno.

Dermatite esfoliativa – é uma inflamação grave que afeta toda a superfície da pele causando vermelhidão, rachaduras e escamas. Faz com que a camada superior da pele se desprenda (esfolie). Certos remédios (em especial as penicilinas, as sulfamidas, a isoniazida, a fenitoína e os barbitúricos) podem causar essa doença. Em alguns casos, trata-se de uma complicação de outras doenças da pele, como dermatite atópica, psoríase e dermatite de contato.

Dermatite de estase – é uma inflamação na parte inferior das pernas resultante de estagnação do sangue e de líquidos. Tende a ocorrer em pessoas que têm veias dilatadas e inchaço da parte inferior das pernas.

Tratamento:

A dermatite geralmente é sintomática e causa tanto desconforto estético como funcional ao paciente. Cada uma tem o seu tratamento, logo, o médico deve ser sempre consultado, tanto para início do tratamento como para o esclarecimento do diagnóstico. O não controle da doença ou a contínua exposição ao agente, pode agravar ou generalizar a dermatite.

Na Policlínica Granato você encontra Dermatologistas Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu prontos para atender você. Marque agora a sua consulta.

No #DezembroLaranja marque sua consulta dermatológica, ganha R$ 50,00 de desconto e entenda mais sobre sua pele.
Este benefício é válido para consultas realizadas até 31/12/2018 e não é cumulativo com outros descontos.