Depressão é coisa séria.

É comum pensar que depressão é o contrário de alegria, quando na verdade é o contrário de vitalidade. Muitas vezes ouvimos histórias de pessoas próximas que tiraram a própria vida e ninguém entende o porquê, pois pareciam bem e não pediam ajuda. A verdade é que é possível notar quando um amigo ou familiar está enfrentando uma depressão e você pode ajudar ou indicar um tratamento profissional. Fique atento!

Esses são alguns sinais de alguém com depressão:

  • Falta de interesse em sair com os amigos ou fazer atividades que antes eram prazerosas.
  • Falar ou pensar em suicídio. Muitas vezes esse assunto não é levado a sério, pois as pessoas de fora não acreditam que de fato a pessoa possa fazer algo tão terrível.
  • Mudança de peso e/ou apetite. A pessoa passa a comer exageradamente ou não comer.
  • Crises de choro, raiva ou ansiedade. É normal uma vez ou outra ficarmos tristes, mas se você ou alguém que você conhece chora ou desconta a raiva em alguém toda semana é mais um sinal para buscar ajuda profissional o mais rápido possível.
  • Imunidade baixa, dores de cabeça e problemas gastrointestinais com frequência. Uma mente deprimida colabora indiretamente para a diminuição da imunidade. Esse evento acontece por conta da liberação descontrolada de hormônios que afetam as células de defesa, expondo o organismo a vários outros problemas de saúde.

Lembre-se que você não está sozinho. A Policlínica Granato conta com psicólogos e psiquiatras qualificados para melhor lhe atender em todos os momentos.