Depressão: como identificar
Publicado em 22 de Janeiro de 2019 por Policlínica Granato
A depressão é um distúrbio que acompanha a humanidade ao longo de sua história. Pessoas que sofrem com distúrbios de depressão apresentam uma tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem culminar em pensamentos suicidas.
É preciso saber que existe grande diferença entre tristeza e depressão. A tristeza pode ocorrer desencadeada por algum fato do cotidiano, onde a pessoa realmente sofre com aquilo até assimilar o que está acontecendo e geralmente não dura mais do que quinze a vinte dias. Já a depressão se instala e se não for tratada pode piorar e passar por três estágios: leve, moderada e grave.
Alguns sintomas:
- Apatia;
- Falta de motivação;
- Medos que antes não existiam;
- Dificuldade de concentração;
- Perda ou aumento de apetite;
- Alto grau de pessimismo;
- Indecisão;
- Insegurança;
- Insônia;
- Falta de vontade em fazer atividades antes prazerosas;
- Sensação de vazio;
- Irritabilidade;
- Raciocínio mais lento;
- Esquecimento;
- Ansiedade;
- Angústia.
A depressão é na realidade uma ampla família de doenças, por isso denominada Síndrome. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.
Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. O estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética.
É perfeitamente normal sentir-se triste, chateado ou infeliz com situações estressantes da vida. Contudo, pessoas com depressão experimentam essas sensações constantemente durante por anos. Isso pode interferir nos relacionamentos, trabalho e atividades diárias.
Se você apresenta os sintomas de depressão e acredita que isso esteja atrapalhando duas atividades e modo de vida, busque ajuda. Se não tratada efetivamente, a depressão pode progredir para algo mais grave.
Na Policlínica Granato você encontra especialistas prontos para ajudá-lo. Estamos no Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu, procure a unidade mais perto de você! Agende Agora!