O inverno é uma estação com temperaturas mais frias e baixa umidade, fatores que influenciam diretamente na pele, deixando-a mais seca. Outra causa são os banhos quentes, que acabam removendo a oleosidade natural da nossa pele e provocando um ressecamento. O clima mais seco deixa a pele com um aspecto mais esbranquiçado e com isso é preciso intensificar a hidratação do maior órgão que temos.

Investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, também pode trazer benefícios em longo prazo, seja para a pele ou todo o corpo.

O que seria uma alimentação adequada durante o inverno?

Ingerir legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. Frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura

Soja é outro alimento que também pode ser adicionado à dieta saudável. Ela é rica em substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele, assim como também castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E.

Manter a ingestão de líquidos também é importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica.

Invista em procedimentos dermatológicos!

O inverno é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc.

Doenças típicas da estação

Durante o inverno, algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. Entre elas, a

Dermatite seborreica, dermatite atópica, psoríase e ictiose são algumas das doenças mais comuns que podem surgir por causa do ressecamento da pele.

A dermatite seborreica costuma aparecer em regiões que contenham pelos, como face e couro cabeludo. É uma descamação da pele causada pela desregulação sebácea e causa coceira intensa e caspa.

Já a dermatite atópica pode apresentar também asma ou rinite alérgica. O principal sintoma é a coceira, que pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem e pode atingir a face, tronco e membros. Na infância, as lesões são avermelhadas e escamam. Nos adolescentes e adultos, as lesões localizam-se preferencialmente nas áreas de dobras da pele, como a região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A pele destes locais torna-se mais grossa, áspera e escurecida.
Psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa e que atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos.Apresenta manchas vermelhas ou brancas, coceira e descamação.

Ictiose vulgar aparece após o nascimento, geralmente no primeiro ano de vida. Pode apresentar apenas ressecamento da pele e descamação fina ou intensa de aspecto geométrico. As áreas mais atingidas são os membros, podendo afetar também a face e o couro cabeludo.

O que fazer para manter a pele hidratada:

Beba pelo menos 2L de água por dia;
Evite banhos quentes e muito demorados;
Evite se ensaboar demais ou usar buchas que contribuem na alteração do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo e que protege a pele);
Use hidratantes logo após sair do banho;
Caso tenha pele oleosa ou acneica, evite hidratante comum no rosto. Prefira produtos oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax);
Os lábios também costumam ressecar e rachar muito no inverno, use hidratantes específicos para essa região;
Use filtro solar diariamente.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Para garantir todos os cuidados e a saúde de sua pele, consulte-se com um dermatologista regularmente. Somente um profissional qualificado pode identificar possíveis problemas, causas e encaminhar o paciente para um tratamento adequado.

Agende a sua consulta com a Granato!